A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 15 de maio de 2020

15 de maio - Dia da Família

Diversidade Familiar - Família – Wikipédia, a enciclopédia livre
"O que faz uma Família é o Amor!"
Inspirado por este tema, elabora um comentário, acróstico, poema, conto, ilustração, BD ou árvore genealógica. Envia-o para o endereço eletrónico da Biblioteca Escolar
 dafonsohenriquesbib@gmail.com  Os trabalhos serão publicados no blogue.
Bom Dia da Família!

Lê os Textos dos alunos que acederam escrever sobre este tema. 

Família é onde a nossa história começa. Família é a base de tudoFamília é amor, carinho, proteção, respeito...

Fiel
Amiga
Meiga
Incrível
Leal
Insubstituível
Amorosa
Quem tem uma família como a minha, tem tudo!

Margarida Lameiras 7.º B

Família é companhia
Companhia é solidariedade
Solidariedade é respeito
Respeito é cuidar dos outros
Cuidar dos outros é amor
Amor é 
 
Família.
Nuno Afonso,7.º B

Fantástica
amorosa
maravilhosa
incrível
lutadora
invencível
amigável


MELHOR FAMÍLIA DO MUNDO!!!

Maria Luís, 7.º B

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Um relato histórico original!

Quem não conhece o humor de Ricardo Araújo Pereira?

Ouve este relato original e bem humorado da chegada de Vasco da Gama à Índia, como se fosse um relato de futebol (pela voz do radialista desportivo da TSF João Ricardo Pateiro), na Rádio Comercial. 
Trata-se, como diz o humorista, de um  "inovador e pedagógico projeto da História de Portugal". 

E, se continuares, ao minuto 3'20, não vão faltar alusões ao "processo criativo" do Poeta Fernando Pessoa e  heterónimos.

domingo, 10 de maio de 2020

A língua portuguesa no mundo

A língua portuguesa já existe há mais de dez séculos, e modificou-se ao longo do tempo. É a quarta língua mais falada no mundo. Neste momento, há vários países onde a Língua Portuguesa se tornou oficial. Estes países são:
Bandeiras dos Países de Língua Portuguesa – Academia dos Poetas da ...

Nesta nossa língua, temos vários escritores importantes, que levaram a Língua Portuguesa aos quatro cantos do mundo, escritores premiados com grandes prémios contribuindo assim para enriquecer a nossa língua.
Os autores portugueses escrevem livros infantis e para adultos, para quem gosta de ler e de se divertir. Os escritores escrevem poemas que muitas das vezes transmitem mensagens que ficam para a vida toda. Dos textos (poemas) podemos fazer músicas.
Nunca pares de escrever, só precisas de ter a tua imaginação e liberdade de escrita. Escrever ajuda-te a libertar o que tens preso na mente. Podes escrever, poemas, anedotas, etc …

 Mafalda Peixoto, 5.º A  — trabalho elaborado sob a coordenação da Prof.ª Eugénia Almeida                                                                 

Dia Mundial da Língua Portuguesa revela artistas

Elogiar a Língua portuguesa, através da poesia, foi a missão da aula de Português dos 5. º A e Ccoordenada pela Prof.ª Eugénia Almeida, no dia 5 de maio. Esse destaque motivou a produção de trabalhos muito criativos. 


João Pedro, 5.º A
Para falar a Língua Portuguesa
vogais e consoantes temos de juntar
e se as juntarmos bem
várias palavras vamos formar.

Antes da Língua Portuguesa
falava-se o Latim,
mas depois veio esta beleza
que a todos encanta, até a mim.

A Língua Portuguesa
é difícil de se aprender
pois uma só palavra
vários significados pode ter.

Simão, 5.º C
Ter a Língua Portuguesa
como língua materna
é uma riqueza
tal como uma amizade eterna.

Agora para acabar,
vou contar-vos uma verdade,
quem não fala correto
não tem muita naturalidade.

Rita Gonçalves, 5.º A


Portugal é um país
De muita história
Batalhou até ao fim
conquistando a vitória

Seterra — Jogo Geográfico Educativo

Dibujos        Gostavas de conhecer melhor o mapa mundial? Acede a esta hiperligação (sugerida pelo Prof. Luís Sá) e terás surpreendentes viagens, através do  Seterra - Jogo Geográfico Educativo sítio digital de quiz de Geografia.

        Transforma-te num especialista em geografia e diverte-te neste  jogo educativo que te permite resolver mais de 200 questionários personalizáveis com quizzes sobre países, capitais, bandeiras, oceanos, lagos e muito mais! 


Comentários sobre a língua Portuguesa


Lê as opiniões dos alunos sobre a língua portuguesa.
Luís  Lima, 9.º B — Ao chegar a Portugal, em outubro, logo imaginei que, inevitavelmente, eu teria dificuldades, principalmente por causa das características linguísticas. Apesar da língua ser a mesma — embora com uma mudança no sotaque e algumas diferenças gramaticais, como o gerúndio (não utilizado aqui em Portugal) — a parte mais chata é quando as pessoas falam muito rápido e acabo não entendendo e tenho que pedir várias vezes para a pessoa repetir a fala. 
Ícaro, 9.º B  — Quando eu cheguei a Portugal, no início, confesso que foi difícil, porque a questão de adaptação foi difícil, eu não entendia nada o que as pessoas falavam, então a comunicação era difícil. Na escola, principalmente, a matéria era totalmente diferente, eu fiquei perdido, mais eu me esforcei, estudei muito e consegui ficar bem em questão de notas e comecei a entender bem o que as pessoas falavam. A parte boa foi que eu estava num país diferente do meu, culturas novas, comidas novas e eu tive a oportunidade de conhecer isso. 
              Matilde Ribeiro, 9.º B — A Língua Portuguesa é a “Pátria” ou a “Mátria” do Mundo Lusófono. Atravessa uma longa e vasta área do globo. Como dizia José Saramago: “Não há uma língua portuguesa, há línguas em português”, e faz sentido esta ideia. Serão 270 milhões de falantes da nossa língua. Tenhamos orgulho nela e não permitamos acordos que lhe tirem a sua essência.