A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Está na hora das Leituras



Aproveitando o feriado de Educação Física, viemos para a Biblioteca ler um livro chamado A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen. A turma do 6ºA gostou da obra, porque falava da generosidade de uma criança que ofereceu as suas prendas de Natal a um menino pobre.
Joana vivia numa casa muito grande, com um jardim imensamente bonito, um tanque com peixes vermelhos e tinha dois cães. Era uma família deveras rica com várias criadas, onde se destacava Gertrudes, a cozinheira.
O Manuel era muito pobre, órfão de pai,  a mãe trabalhava numa fábrica, mas o que ganhava não dava para sustentar a casa. Vivia no pinhal e dormia num curral que era aquecido pelo bafo de um burro e de uma vaca.
Na noite de Natal, a Joana vestiu-se a rigor e celebrou com a sua família aquela bonita e alegre festa. Mas quando todos foram para a Missa do Galo, Joana decide levar os seus presentes ao Manuel. Atravessa o pinhal, com muito medo, até que chega ao momento em que não sabe que direção há-de seguir. Encontra Melchior, um dos três Reis Magos. Seguiram uma estrela, que os levou a Gaspar, e prosseguiram os três. Mais  tarde, chegou Baltazar e os quatro finalmente se acercaram do curral.
E qual não foi o espanto, quando viram o casebre iluminado pelo brilho dos Anjos, onde estava deitado, nas palhas, entre a vaca e o burro, o seu amigo Manuel, que lembrava o Menino Jesus deitado no Presépio.
Este texto transmite-nos uma grande lição: sermos generosos com quem mais precisa.

Maria Alice Monteiro, 6ºA