A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 16 de março de 2019

Noite da Leitura


A Noite da Leitura, sob o patrocínio da Associação de Pais, contou com a presença da bibliotecária e escritora Raquel Patriarca que, perante uma plateia de 110 alunos dos 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos dinamizou duas sessões de leitura baseadas na obra de Valter Hugo Mãe.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Noite da Leitura com Raquel Patriarca

Hoje à noite, na Biblioteca Escolar, vamos contar com a presença da escritora e contadora de Histórias Raquel Patriarca
Será um momento maravilhoso em que faremos o
 ELOGIO DA LEITURA. 
Aparece nesta iniciativa conjunta entre a Associação de Pais e a BE.

Noite da Ciência

Resultado de imagem para alunos a fazer experiências     Numa iniciativa organizada pelo Departamento de Ciências Exatas, a BE foi o palco da primeira etapa da Noite da Ciência, em que os agentes foram os Técnicos do Centro Ciência Viva.
     Realizaram algumas experiências que entusiasmaram  e ensinaram o público presente constituído sobretudo pelos alunos do 4.º ano, Encarregados de Educação, Professores entre outros. Seguiram-se outras  atividades que levaram os alunos a participara em atvidades relacionadas o Departamento, nomeadamente, com a Matemática, Ciências, Físico-Química, TIC e Robótica e TIC.
     Uma noite brilhante para quem gosta de aprender!

quinta-feira, 14 de março de 2019

Terra da Mentemática na EB do Salgueiral

Na EB do Salgueiral, na continuidade da Semana da Leitura, todos os alunos do JI e 1.º ciclo tiveram a possibilidade de conhecer o enredo do livro A Terra da Mentemática. 
Ouviram as melodias de Paulo Sousa, um dos seus autores, e a animadora da leitura Adriana Oliveira, os quais  deram uma perspetiva de como é divertido conciliar o raciocínio matemático com a música, corroborando os conteúdos lecionados nas aulas.
Vídeo da visita produzido pela EB do Salgueiral.

Palestra Sinistralidade e Física

Organizada pelo grupo de Físico-Química, e numa parceria com a Escola Segura, decorreram na BE, nos dias 12 e 14 de março, palestras direcionadas aos alunos do 9.º ano ministradas por agentes da Brigada de Trânsito, no sentido de os aconselharem a terem comportamentos corretos e assertivos na circulação rodoviária.

terça-feira, 12 de março de 2019

Resultado de imagem para A maior flor do mundoDecorridos 20 anos após a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, no dia 12 de dezembro de 1998, a turma  do 4.º ano do Alto da Bandeira, em jeito de homenagem, elaborou um trabalho de equipa sobre a obra A maior flor do Mundo, fruto da hora da leitura.

Rumo à Índia - Oficina de escrita criativa

Oficina de escrita criativa
Resultado de imagem para nau de vila do conde
Nau quinhentista de Vila do Conde
Imagina que és tripulante da armada de Vasco da Gama, na viagem rumo à Índia que ocorreu entre 1497 - 1498, uma das mais importantes na era dos Descobrimentos, consolidando a presença marítima e o domínio das rotas comerciais pelos portugueses.

 Oficina de escrita criativa - Redige uma Carta endereçada a um dos familiares ou a página do Diário de Bordo e conta as aventuras e desventuras desta Viagem.

Os trabalhos serão expostos e publicados no blogue da BE havendo prémios para os mais criativos.
        Lê  aqui alguns textos que os alunos produziram.