A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Dia do Autor - Volta ao mundo em 80 frases

Blogue da ESFABIB
Para comemorar este Dia do Autor Português, Pedro Seromenho realizará 3 Horas do Conto com ilustrações ao vivo (no Facebook), que terão o seguinte horário de Portugal Continental: 9h00, 11h30 e 19h00.
Esta iniciativa conta com o apoio e a divulgação do Instituto Camões, RBE e PNL 2027, entre outras entidades de relevo na promoção da língua portuguesa. Quem quiser assistir, basta carregar no seguinte link e definir o lembrete: www.facebook.com/1530156101/posts/10215816853284178/?d=w

Boas leituras!
"O Dia do Autor Português, instituído há 35 anos, reconhece a importância do autor das mais variadas áreas artísticas. Homenageia quem ajuda a sonhar, quem transmite emoções, quem enriquece a nossa cultura e aumenta os nossos conhecimentos."

Prelo Imprensa nacional
Curiosidade:
"O Dia do Autor Português é assinalado a 22 de maio desde 1982. Esta data foi instituída

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Poesia em tempo de pandemia

6 livros para quem tem alma de poeta - Revista ESTANTE
Imagem retirada da net, revista Estante
Motivados pelo conteúdo temático "O texto poético", lecionado nas aulas de Português, os alunos dos 7.º A e B, coordenados pela Prof.ª Agostinha, produziram interessantes poemas que merecem ser divulgados.
Parabéns aos poetas!

 Brevemente
Todos estamos em casa,
Por causa da pandemia.
Mas temos sempre a magia,
Que nos traz a poesia 

A poesia faz-nos sonhar.
A vacina há de vir!
Quando tudo passar,
Vamos todos sorrir!

À escola vamos voltar,
Os amigos reencontrar.
Na aula de Português,
Poemas vamos declamar.
                   Luísa Silva, 7.º A

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Leituras partilhadas — "Um dia destes"

Gabriel García Márquez - WOOK           Baseados na leitura do conto ”Um dia destes” do nobelizado Gabriel García Márquez, os alunos do 9.º A, na aula de Português, puderam refletir sobre o poder que a escrita exerce.


          “Um dia destes”, de Gabriel García Márquez, é no meu ponto de vista um conto muito interessante que revela a realidade da Colômbia no período compreendido entre os anos quarenta e setenta, do século XX.
            A obra denuncia a corrupção dos membros da política colombiana, que usavam o dinheiro da população para as suas necessidades pessoais, sendo exemplo disso o alcaide que afirma que o seu dinheiro e o do povo são “o mesmo saco”. Revela também o desprezo dos políticos pela sociedade civil que, sentindo-se poderosos, ameaçavam e atacavam, sem repercussões.

domingo, 17 de maio de 2020

Desafio fotográfico!

Imagem do Pintrest
Repara que da tua janela, para o teu jardim e quintal, a primavera dá mensagens muito coloridas e diversificadas.
Pega no teu telemóvel, aciona a câmara fotográfica e torna-te num captador de imagens. Sê original!

Fotografa o que mais te agrada (sem evidenciares nitidamente o teu rosto) e envia as tuas imagens com uma legenda humorística ou de intervenção crítica/ reflexiva, para o e-mail da BE aeafonsohenriquesbib@gmail.com

Contamos com a tua Arte!Bom trabalho!