A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 7 de novembro de 2020

O Baú da Biblioteca — Desafio

      O que têm em comum estes três objetos da Biblioteca Escolar? O que é que os une?

Envia a tua opinião até ao dia 14 de novembro, para o endereço eletrónico da BE dafonsohenriquesbib@gmail.com 

      Se a tua resposta estiver certa, terás um prémio.



Nota: A resposta a este desafio será publicada na próxima semana.

terça-feira, 3 de novembro de 2020

A aventura dos livros em Silvares

     Hoje, os alunos do 1.º e 2.º anos da turma da Prof.ª Sandra Gonçalves, da EB1/JI de Silvares tiveram a possibilidade de ouvir a leitura expressiva da história de Orianne Lallemand, O lobo que não gostava de ler , pela ação da Técnica da Biblioteca Municipal Raul Brandão, pólo de Pevidém.

Esta obra infanto-juvenil, que engloba várias histórias bem conhecidas, foca-se na atitude um lobo que prefere comer os livros do que os ler. Sempre que os tenta ler, rapidamente adormece. Até que, um dia,descobre a maravilhosa aventura no País dos Livros, para recuperar dez livros desaparecidos. A descoberta vai ser maravilhosa!

Comemorar o Halloween!

Decoração da Prof.ª Cândida Gonçalves

          Para celebrar o Halloween, o grupo de Inglês fomentou uma exposição de t-shirts decoradas com motivos alusivos ao tema. Muito originais, as propostas apresentadas são  dignas de figurarem em montras de lojas, para venda, o que confirma a criatividade dos alunos perante desafios. Esta foi uma excelente forma de articular um conteúdo curricular com arte, que pode ser vista no átrio junto à Biblioteca Escolar.

   


        Paralelamente a esta iniciativa, a Prof.ª Manuela Sá dirigiu os seus alunos do 6.º A e E que entoarem melodias referentes à data ("Os monstros andam aí", "Plim, plim, plim!  É noite de halloween! e "Canção do halloween" ) que foram intercaladas com momentos de leitura da obra As bruxas e a água do cu lavado de Eva Machado — conto baseado na recolha efectuada pelo arqueólogo Francisco Martins Sarmento.

Propostas de Leitura — Na BE, está patente uma Montra de Livros diversificada sobre esta data tão efusivamente celebrada nos EUA. Podes conhecer essa lista de livros e requisitá-los acedendo a Ler mais.