A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Chegou o Amor

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os seus utentes e colaboradores um feliz Dia de S. Valentim.

Árvore dos Afetos idealizada e concretizada
pela Prof.ª Cândida Gonçalves, numa parceria

 com os Dep. de EE, Línguas, Ciências 
Exatas e Naturais, SPO e BE.
Quero apenas cinco coisas...
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são os teus olhos
Não quero dormir sem os teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues a olhar-me.


Poemas de Amor,  Pablo Neruda


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Concurso literário "O som das palavras"

Já estamos a produzir os textos para o Concurso literário "O som das Palavras" transversal a todos os ciclos. Este foi o início da produção textual,  nas aulas da Prof.ª Eugénia Almeida.
Concurso Literário "O som das palavras"

Participa! Dá azo à tua imaginação!
O Som das Palavras
CONCURSO LITERÁRIO

REGULAMENTO


1)       APRESENTAÇÃO
No âmbito da Semana Concelhia da Leitura 2020, a Câmara Municipal de Guimarães, através da Biblioteca Municipal Raul Brandão e da Rede de Bibliotecas Escolares, desafia os alunos das escolas do concelho a produzir um texto original e criativo relacionado com o tema O Som das Palavras.  Esta será, também, a forma de homenagear Ludwig van Beethoven, no ano em que se celebram os 250 anos do seu nascimento.

2)     OBJETIVOS
São objetivos desta iniciativa:
a) fomentar e consolidar hábitos de escrita e leitura;
b) promover a escrita e valorizar a expressão literária;
c)  promover a criatividade e a imaginação.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Tabela Periódica premiada na BE

Está em exposição, na Biblioteca Escolar, a Tabela Periódica Interativa, desenvolvida pelos alunos do Clube de Robótica durante o ano letivo anterior. O projeto foi um dos três premiados na categoria 4 - Tema Livre no Evento Nacional "Clubes de Programação e Robótica 2018-19", promovido pela DGE, que decorreu a 4 de Julho, em Lisboa. Recebeu ainda o 3.º prémio do 4.º escalão do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", na cerimónia que decorreu no dia 12 de fevereiro, em Aveiro.

Parabéns à equipa envolvida pela realização deste projeto que orgulha o Agrupamento D. Afonso Henriques!


terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Fase Concelhia - Concurso Nacional de Leitura

Foi com muito entusiasmo e empenho que as seis alunas que representaram o nosso Agrupamento se prepararam para a fase concelhia do CNL. Uma verdadeira aventura que significou suprimir os intervalos com os habituais amigos e conhecer outros; abdicar de algum tempo livre, em prol de um LIVRO que se deu a conhecer. Foi uma experiência relevante - todas reconhecem. E nem mesmo a aturada leitura, análise e discussão das obras retirou alguma ansiedade antes da Prova concelhia. Todas foram exemplares, desde as mais pequeninas  do 4.º ano  às mais crescidas do 9.º ano. Valeu a pena subirem e descerem os degraus que conduziram à BE, em quase todos os intervalos das últimas semanas que antecederam o dia 11!
Pela parte que me toca, é um orgulho poder trabalhar com gente  leitora muito empenhada e interessada, ver crescer o seu  conhecimento, destreza na argumentação e criatividade. Foram muito bons esses momentos tranquilos e produtivos vividos na BE! 
PARABÉNS! Sois motivo de orgulho para o nosso Agrupamento!

Ei-las, sorridentes, na Biblioteca Municipal Raul Brandão:
Mafalda Ribeiro e Mafalda Araújo Ribeiro do  4.º ano das EB do Alto da Bandeira e do Salgueiral; Maria  Rita Guimarães e Luana Vale do 5.º E e 6.º A; Leonor Azevedo e Mariana Jesus dos 9.º A e B.
Um agradecimento a todos os que se empenharam neste projeto: Alunas, Encarregados de Educação e Professores.

Passaram à fase intermunicipal as alunas Mafalda Araújo Ribeiro e Luana Vale, cuja Prova se realizará no dia 23 de Abril, Dia do Livro.
Muitos Parabéns!
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

Tempos dos afetos

No mês de fevereiro, privilegiamos a temática dos afetos, o AMOR pelo próximo, ao recordarmos S. Valentim, o Padroeiro dos namorados. A Prof.ª Daniela Nunes alindou a porta da BE, com corações, onde todos são convidados a registarem uma mensagem, lembrando que  todos os dias são bons para dizer a alguém que gostamos muito dela.




Visita a tua BE e requisita um bom Livro que te alegre!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Eco Parlamento

Realizou-se, na BE, uma sessão da Assembleia do Eco Parlamento. 


Os alunos Mafalda Ribeiro do 4.º ano, Inês do 6.º E, Inês e Rodrigo do 9.º D - que irão representar o nosso Agrupamento - puderam apresentar o seu projeto Eco, sob a coordenação das professoras Ana Maria Gonçalves e Teresa Lopes. O seu projeto contribuírá para um Planeta mais sustentável. Participaram nesta Assembleia os representantes do Laboratório da Paisagem.