A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Esteiros — 80 anos da 1.ª edição

Soeiro Pereira Gomes nasceu em Abril e, por isso, o destaque na iniciativa Autor do Mês

Soeiro Pereira Gomes 

 Joaquim Soeiro Pereira Gomes nasceu em Baião, aos 14 de abril de 1909. Estudou no Instituto Politécnico de Coimbra. Foi um notável escritor neo-realista nos domínios do romance (Esteiros, Engrenagem), do conto (Refúgio Perdido, Mais um Herói) e crónica (As Crianças da Minha Rua, O Meu Vizinho do Lado).

    Destacou-se também como resistente antifascista e dirigente 

do Partido Comunista Português. Soeiro Pereira Gomes viveu

na clandestinidade, tendo falecido a 5 de dezembro de 1949.


 Em 1941, foi publicado o romance de Soeiro Pereira Gomes intitulado Esteiros, com ilustração de Álvaro Cunhal.

       O livro Esteiros, escrito há 80 anos, narra as vivências dos jovens de famílias pobres que, nos esteiros das margens do rio Tejo, trabalhavam a fazer peças de barro. Esta obra neorrealista envolve um grupo constituído pelo estudioso Gaitinhas, pelo revoltado Gineto, pelo menino de rua Sagui e pelo garoto melhor nadador de nome Baptista Pereira. A narrativa ficcional integra muitas personagens de Alhandra, envolvidos nas tarefas, aventuras e divertimentos próprios de cada época do ano.    

A história destes 5 meninos que trabalhavam, em vez de irem à escola, pode ser também apreciada num pequeno vídeo da RTP Ensina (https:/wiki/Esteiros).

     O escritor Soeiro Pereira Gomes nascido em Baião, a 14 de abril de 1909, é autor de uma vasta obra, da qual destacamos EngrenagemContos Vermelhos, e Refúgio Perdido. 

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Concurso "Instantes de Escrita"

Ainda estás a tempo de participar no Concurso de escrita criativa “Instantes d’Escritas” promovido pela BM Raul Brandão e Bibliotecas Escolares.

pintrest
Até ao dia 16 de abril, envia o teu microconto — pequena história com o máximo de 99 palavras — ou micropoema — texto poético com o máximo de 5 versos — para o endereço eletrónico da BE dafonsohenriquesbib@gmail.com ou entrega ao teu professor de Português.

A publicação dos três melhores trabalhos de cada ciclo será feita no Facebook da BM Raul Brandão e a votação decorrerá de 23 a 30 de abril.

O apuramento dos vencedores ocorrerá a 5 de maio.

Atreve-te a fazer nascer em ti um escritor!