A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Dia do Animal e de São Francisco

    Sabias que o Dia do Animal foi instituído a 4 de outubro, no mesmo dia em que se celebra São Francisco de  Assis, o santo que privilegiava os animais tratando-os por "irmãos" e que preconizava a pobreza e a humildade?
    De modo a assinalar esta efeméride, a equipa pedagógica da BE preparou um painel e uma montra de livros, no expositor da entrada, em que se veem também imagens atrativas de animais e origamis,  que podes aprender a fazer, e que sugerem o ambiente de um aquário.
Resultado de imagem para o ganso e o coelho     Na Hora da Leitura nas salas do JI e 1.º ciclo, a sugestão vai para a obra da coleção Verbo Juvenil O ganso e o coelho escrito por
de Jeanne Dethise ilustrada pelo célebre Marcel Marlier da coleção Anita.



Ilustrações  efetuadas pelos alunos, sobre o tema, em ocupação de tempos livres.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Bibliopaper - formação de utilizadores

      Durante o mês de setembro e em outubro, a BE fomentou  a formação de utilizadores através  do Bibliopaper.
Resultado de imagem para bibliopaper    Os alunos do 5.º ano, acompanhados dos seus DT e professores de Português, tiveram, assim, a oportunidade de aprender algumas regras essenciais para  utilizarem corretamente a BE, com responsabilidade e beneficiarem de todas as suas valências. Foi-lhes permitido, também, levar o cartão de utilizador que lhes possibilitará a requisição domiciliária de livros.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Autor do Mês

Neste mês, vamos dar destaque a António Mota,  autor cuja obra - Pedro Alecrim - está a ser lida pelos alunos do 6.º ano.

António Mota nasceu  em Vilarelho,  Ovil, concelho de Baião, a 16 de Julho de 1957. Foi professor do Ensino Básico e publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979.