A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 16 de abril de 2016

Livre com um livro

No dia 16 de abril, na Plataforma das Artes e Criatividade, os alunos Diana Mendes e Joana Pereira, do 8º B, e Eduardo Teixeira, do 9º A, em interação com alunos das escolas do concelho e dirigidas por Paulo Calatré, participaram na iniciativa cultural “Livre com um livro” da responsabilidade do Núcleo de Estudos 25 de Abril. Esta atividade de promoção da leitura e dos ideais de Abril baseou-se na obra Os Memoráveis de Lídia Jorge.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Cubos de histórias


A partir de pequenos e diversificados cubos, lançados aleatoriamente, podemos construir histórias banais, insólitas, divertidas... Foi o que aconteceu com alguns alunos que, aproveitando tempos livres,  criaram histórias em grupo na BE. 
Alunos do 9.º B na BE


Alunos do 8.º A e E


Podes lê-las em ler mais.
        "O estranho caso da fechadura"


"12h45"
"As aventuras de Luís"

Elos de Leitura em cartaz

           Os alunos Mafalda Soares, do 6.º D, e João Caetano, do 9.º C, inspirados nos livros Dentes de Rato, de Agustina Bessa‑Luís, e Os Sonhadores, de António Mota, participaram no concurso Elos de Leitura em Cartaz promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares.
Os trabalhos surgiram na continuidade da leitura dessas obras infanto-juvenis e concretizaram-se no âmbito da disciplina da Prof.ª Alice Alves. Os alunos recorreram a técnicas diversificadas e o resultado foi muito bonito. 
Em cada cartaz, além de um excerto das obras, colocaram uma mensagem de incentivo à leitura:
"Gosto de ler, porque aprendo a sonhar."


"Pela leitura, eu sou feliz, aprendo a viver e a sonhar em liberdade!"



domingo, 10 de abril de 2016

CNL: um novo desafio de leitura!

     Os alunos Joana Jesus, Diogo Matos, do 8.º B e Eduardo Teixeira, do 9.º A  vão representar a nossa escola, no dia 22 de Abril, na 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura, em Barcelos. Estarão ao lado dos concorrentes apurados de todo o distrito de Braga, na comemoração do Dia do Livro. As obras que estão a ler para as provas escritas e orais são:  

Se quiseres, podes ajudá-los nesta aventura, lendo com eles uma das obras.