A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Direitos Humanos - Tráfico de Seres Humanos

Documentário “Vidas Afetadas”

No dia 30 de setembro, na aula de Cidadania e Desenvolvimento lecionada pela Prof.ª Fátima Rodrigues, após o visionamento do documentário “Vidas Afetadas” sobre a problemática "Tráfico de seres humanos", os alunos da turma do 7.º E fizeram uma pequena reflexão sobre o assunto. 

Direitos Humanos - Tráfico de Seres Humanos


 “Na minha opinião, a tortura e os maus tratos de pessoas deviam ser proibidos em todos os países e devia ser mais controlado. Nenhuma pessoa devia passar por isso e a escravatura e exploração do ser humano deviam ser abolidas, pois ninguém merece passar por aquilo.”
Maria Miguel

 “O vídeo que vimos sensibilizou-nos sobre esta triste realidade que é «o tráfico de humanos». É uma realidade que não devia existir, pois toda a gente tem direito à liberdade. Quem pratica esta grande ilegalidade deverá ser punido gravemente, as vítimas têm de ser mais apoiadas psicologicamente e toda a gente mais informada sobre o assunto.  LIBERDADE ACIMA DE TUDO.”

Vasco Martins 



 

Vídeo sobre a ÁGUA

Podemos viver sem muito, mas nunca sem água.Não a desperdices! Vê este vídeo e divulga a sua mensagem.


quinta-feira, 1 de outubro de 2020

MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

     Em outubro, comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. O tema proposto é "Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar", que nos leva “a refletir sobre os diversos âmbitos do que se entende por bem-estar” e a “relação que existe entre livros, leitura, saúde e bem-estar e, consequentemente, abre caminhos para pensarmos como pode a biblioteca escolar ajudar os alunos a tornarem-se “responsáveis e conscientes de que os seus atos e as suas decisões afetam a sua saúde, o seu bem-estar e o ambiente” (fonte RBE)

Seguindo as orientações deste tema que espelha os tempos que vivemos e aponta caminhos futuros, propomos-te a criação de um cartaz alusivo ao tema, que poderá ser divulgado no Instagram da RBE.

                                                                          Participa! Ler é saber mais!

 

 

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Dia do Agrupamento - exposição

     Este ano, o Dia do Agrupamento será comemorado em circunstâncias invulgares. No entanto, não deixará de ser evocado o dia 25 de outubro de 1982, data em que a Escola foi inaugurada e já lá vão 38 anos! Nessa altura, esta era a Escola Preparatória de D. Afonso Henriques, popularmente chamada de Ciclo de Creixomil.

    A Biblioteca Escolar, nessa senda, propõe uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos ressalvando-se o modo como se vê a Escola. 

     Podem ser enviados trabalhos no âmbito da

  •   expressão escrita - texto narrativo, poesia, quadra, texto de opinião; 
  •   expressão visual  - desenho, logótipo, banda desenhada; maquete, esboço da Escola atual e do futuro;       
  •  expressão musical - cantiga, música rap.

    Participa nesta iniciativa, envia os teus trabalhos e poderás receber um Prémio!

    A Escola é de todos!