A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Ler e ilustrar A Floresta de Sophia com ARTE


 No âmbito da disciplina de Complemento à Educação Artística, as alunas inscritas da turma do 6.º A, sob a coordenação da Prof.ª Sandra Picoto, leram os primeiros 8 capítulos da obra A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen. Seguidamente, efetuaram ilustrações em que cada uma, criativamente, deu a sua perspetiva, sobre o capítulo lido. No fim, conseguiram construir uma súmula ilustrada dos 8 capítulos da obra.

Na outra ala da BE, num ambiente confortável, a Prof.ª Ana Caetano lia com os alunos, no tempo de Tutoria, A menina do mar da mesma autora.

Está agendada no dia 22, sexta-feira, no CCVF, para os alunos do 5.º ano, o visionamento desta obra em versão teatral e musical orquestrada pelo neto de Sophia, Martim Sousa Tavares.




Ler, Ler Sophia


Hoje, durante a manhã, viemos à biblioteca ler poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, para celebrar o centenário do seu nascimento.
Lemos os poemas: “Porque”, “Corpo a Corpo”, “Felicidade”, “Data”, “Ausência”, “Eu me perdi” e “Cidade dos Outros”.
Gostamos da atividade, porque fez-nos despertar a nossa curiosidade sobre os poemas e o seu significado, que muitas vezes nos dão lições para a vida.



Afonso Freitas, Afonso Pereira, Bruno Faria, Cláudia Cardoso, Joana Ribeiro, João Rodrigues e Lara Alves, turma do 7.º D



quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Encontro literário "Venha tomar café com Sophia"

O evento literário "Venha tomar café com Sophia", que preconizou a celebração do centésimo aniversário de nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, no dia 6 de novembro, congregou toda a Comunidade Docente da E.B. 2/3 D. Afonso Henriques. Foi um encontro extraordinário que, através do empenho, criatividade e arte de todos, proporcionou celebrar este enorme vulto nacional, na Biblioteca Escolar.
Foram registadas algumas imagens que a docente Eugénia Almeida organizou nesta aplicação digital
https://drive.google.com/file/d/1xUGzBsx5tsHt-70ExXX0KNLDlhpbmn34/view

"A escola além de EDUCAR, tem de ser um espaço de prazer, de afetos, e ontem foi um momento em que isso se sentiu na alma. Adorei! Precisamos de mais desses momentos."
Cândida Gonçalves, Dep. de Ciências Exatas


terça-feira, 5 de novembro de 2019

Construir Futuros - Inspetor César Afonso

      No dia 5 de novembro, tivemos o prazer da visita do Inspetor-chefe da Polícia Judiciária, Dr. César Afonso, no âmbito das atividades promovidas pela BE e pelo Serviço de Psicologia, SPO, do nosso Agrupamento. 
      A atividade dividiu-se em dois momentos. Numa primeira fase, direcionada aos alunos do 7.º B,  incidiu na promoção da leitura e da escrita, como fonte de desenvolvimento pessoal e literácico, em que focou a sua atividade enquanto escritor e colaborador num jornal. Num segundo momento, direcionado aos alunos do 9.º ano, houve o esclarecimento relativo à carreira de Inspetor e orientação vocacional.
Momento em que inspetor da Polícia Judiciária César Afonso, formado em  Psicologia e é escritor nos tempos livres, falou com os alunos do 9.º ano, sobre  a sua profissão, no âmbito da atividade "Construir futuros".
   
      Esta iniciativa mensal organizada pelo SPO e Biblioteca Escolar possibilita capacitar os alunos, ao longo do ano letivo, de mais ferramentas para escolherem uma profissão adequada ao seu perfil pessoal e profissional.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

100 anos de SOPHIA

É já na próxima 4:ª f., dia 6,  que o nosso Agrupamento vai celebrar o 100.º aniversário de Sophia de Mello Breyner Andresen evocando o seu enorme talento e intervenção política.
Resultado de imagem para sophia de mello breyner andresenAlém da declamação de poemas às  9h15, na escola sede, e com horários diferenciados nas outras escolas do Agrupamento, está também agendado um Encontro Literário denominado "Venha tomar café com Sophia", a partir das 15h, na Biblioteca Escolar, em que intervirão os docentes, seguindo-se o convívio.