A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Marcadores de Leitura - "10 minutos a Ler",


 Na sequência da iniciativa  do PNL "10 minutos a ler", todos

os alunos elaboraram, nas aulas de EV, marcadores de leitura, para serem usados, na marcação do seu ritmo de leitura diária.
A originalidade foi nota dominante nos marcadores, que aqui expomos, das turmas 7.º C, E, 8.ºA, D e E orientadas pela Prof.ª Ana Alves 
Parabéns!




Uma História ─ “Bicas…o pulgão, que queria ser mágico”

            


“Bicas…o pulgão, que queria ser mágico”

 

Tudo se passou num tempo distante, engraçado, divertido, mas sobretudo…mágico.

Nada parecia o que era e o que era não parecia nada do que se observava.

Mas, mesmo assim, havia um odor, um cheiro a poções, perfumes...comida e muita alegria.

Bem…muita, muita alegria nem por isso…pelo menos para o….Bicas.

Bicas era um pulgão de roseira branca que, apesar do seu minúsculo tamanho, tinha grandes expetativas, ideias e sonhos.

Como só gostava de rosas brancas, a sua cor…bem cor não tinha, pois era…transparente.

A sua “casa”, a roseira onde habitava, encontrava-se num jardim, se bem que um jardim invulgar. Nele havia heras a sair de nuvens, pássaros que nadavam entre as folhas das árvores, peixes saltitantes como rãs e rãs que voavam como rápidos pardais.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Room on the Broom


Room on the Broom, de Julia Donaldson, foi o pretexto para as turmas do 5. ºA e E assistiram à atividade de leituras encenadas, na BE, na semana do Halloween, que compreendeu dois momentos: a encenação do conto com pequenos fantoches, pela ação Prof.ª Celine Caridade, seguindo-se momentos de compreensão leitora e jogos de vocabulário com base na temática da história.

Um momento divertido com uma “bruxinha” muito amistosa!


 

Semana do Halloween

 

O grupo de Inglês, em articulação com a equipa da Biblioteca Escolar, dinamizou  algumas atividades relativas ao Halloween.

"Room on the Broom", de Julia Donaldson, foi o pretexto para as turmas do 5. º A e E assistirem a leituras encenadas, na Biblioteca Escolar, que compreendeu dois momentos: a dramatização do conto com pequenos fantoches, “puppets", pela ação Prof.ª Celine Caridade, seguindo-se momentos de compreensão leitora e jogos de vocabulário, baseados na temática da história.

Um momento divertido com uma “bruxinha” muito amistosa!

A par disso, a decoração alusiva e diversificada, assim como a montra de livros em língua portuguesa e inglesa, associados aos rebuçados que se ofereciam aos utentes, tornaram a Biblioteca mais atractiva e acolhedora.


quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Chibos sabichões

Na sequência da Hora do Conto dinamizada, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, pela contadora de histórias Sónia Ribeiro, os alunos do JI realizaram atividades sobre a perceção que tiveram da obra Chibos e Sabichões de Olalla González.

Na sala do JI de Mascotelos da Educadora Alexandra Pinto, foi este o belíssimo resultado.