A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 23 de novembro de 2019

Concurso "Uma Aventura Literária"

Participa no Concurso "Uma Aventura Literária" promovido pela Editorial Caminho. Lê o regulamento e participa. Se precisares de algum esclarecimento, pede ajuda à equipa da BE ou ao teu Professor de Português.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

“A Química na Saúde: a aventura de descobrir novos medicamentos!”

       No âmbito do projeto Clube Ciência Viva na Escola, os alunos dos 9.º B e C assistiram à palestra “A Química na Saúde: a aventura de descobrir novos medicamentos!”, no dia 20 de novembro, ministrada pela Prof.ª Alice Dias, do Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

    Além de apresentar noções de como atuam os medicamentos, foi ainda explicado o processo da descoberta de um novo através da história de alguns medicamentos de sucesso bem presentes no nosso quotidiano, com destaque para o papel essencial dos químicos neste processo. Foi ainda abordado o importante contributo dos investigadores das Universidades no desenvolvimento da Ciência em Portugal. 
    A mensagem final transmitida aos alunos foi no sentido destes escolherem uma área de trabalho de que gostem, de modo a alcançar maior realização pessoal.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Mapas de Portugal em destaque na BE

   A iniciativa do subdepartamento de Geografia trouxe à BE mapas de Portugal muito pedagógicos, interativos e criativos da autoria dos alunos do 7.º ano.
   Numa ala da BE, em homenagem a Sophia de Mello Breyner e aos 100 anos do seu nascimento, os alunos criaram mapas do trajeto do protagonista da obra O Cavaleiro da Dinamarca, da referida autora, desde o Médio Oriente, Jerusalém, a cidades europeias como Veneza, Florença, Génova e Antuérpia, rumo à Dinamarca.
Mapas referenciando o trajeto do Cavaleiro da Dinamarca



terça-feira, 19 de novembro de 2019

A vitória da Vida

Que palavras escolheriam para retratar este Vídeo? 


"Esquisito, estranho, surpreendente...Quem me dera ser Pai!"

Foram estas algumas das ilações dos alunos do 9.º ano perante o vídeo que retrata os nove meses de gestação de um bebé na barriga da mãe. Na sequência deste visionamento, a Prof.ª de EMRC Daniela Nunes lançou um desafio, a partir da fábula japonesa “A chávena de chá”.



     “Um mestre de sabedoria japonesa, conhecido pela sua sábia doutrina, recebeu a visita de um professor universitário, que ia para o interrogar sobre o seu pensamento.
O sábio serviu o chá. Encheu a chávena do seu hóspede e depois continuou a derramar o líquido, com uma expressão serena e sorridente.
      O professor ficou a olhar para o chá a ser derramado, tão admirado que não tinha coragem de pedir uma explicação para tal distração, tão contrária às normas das boas maneiras. Mas, a um certo momento, não pode conter-se e disse:
    - Está cheia! A chávena já não leva mais!
      O sábio, imperturbável, disse então:   

- Como esta chávena, também tu estás cheio da tua cultura, das tuas opiniões e conjeturas eruditas e complicadas. Como poderei então eu falar-te da minha doutrina, que apenas as pessoas simples e abertas compreendem, se antes não esvazias a tua chávena?”
        
     Tal como o Professor que, se não estiver disposto a aprender, não será recetivo às diferentes opiniões e conhecimentos, também os alunos precisaram de se questionar: O que sei sobre o assunto? O que preciso de saber?
    Através desta aula, refletiram sobre a Vida de um bebé, tendo sido dadas algumas ferramentas para, de forma mais fundamentada, tomarem decisões com consciência.
Momento de trabalho de grupo.