A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Poesia no anfiteatro PI

 


                Aproveitando esta Festa da Leitura, o 8.º C terminou a Semana Concelhia da Leitura declamando poesias no anfiteatro PI. Este momento relaxante foi ao encontro dos conteúdos que estão a ser lecionados na disciplina de Português aproveitando-se, deste modo, uma estrutura  muito  agradável para momentos como o que se viveu.




Conversa com António Mota


 Numa sexta feira, já a terminar a  Semana da Leitura, em que o sol amistoso despontava pelas janelas do bloco 2, uma janela virtual também se abriu diretamente do concelho de Baião, onde o escritor António Mota nos esperava sorridente. 

Ilustração de Matilde Ribeiro, 6.º C
  Ainda com o encantamento de quem se deixa seduzir por uma bela história, este escritor que, outrora, foi professor do 1.º ciclo, já publicou quase uma centena de obras que influenciaram milhares de alunos.

 O nosso encontro ocorreu graças ao entusiasmo com que os alunos do 6.º ano leram, nas aulas de Português a obra Pedro Alecrim. 

   As turmas anfitriãs foram o 6.º C e  o E , no entanto,  as 5 turmas tiveram a oportunidade de intervir colocando questões, apesar das condições acústicas serem muito precárias condicionando uma interação perfeita.

    Eis alguns apontamentos recolhidos deste evento  e o retrato que as alunas fizeram do escritor, enquanto seguiam a conversa. 


Ilustração da Mariana, 6.º C

Sarau de Poesia

     A Associação de Pais e Encarregado de Educação, em concomitância com a BE, organizou um Sarau de Poesia digital, no culminar da Semana Concelhia da Leitura.

    Foi um momento muito agradável, em que participaram alunos e Encarregados de Educação declamando uma poesia e dando conta de algumas das suas preferência leitoras. 

    No fim, a promessa de mais alguns livros novos para a BE oferecidos pelos Pais.

     Sem dúvida,  um momento cultural a repetir!


Música e poesia no anfiteatro PI

     Em plena Semana da Leitura, o anfiteatro PI tornou-se palco de iniciativas culturais revelando talento e assimilação de conteúdos. Esta foto ilustra um momento  musical e declamação do poema interpretado pelo 9.º C, resultado da ação na aula de Português. O poema selecionado foi de Florbela Espanca "Ser poeta" e a música "Postal de correio" do grupo Rio Grande



quinta-feira, 6 de maio de 2021

Músicas de sempre no anfiteatro PI


 O 8.º D participou na Semana da Leitura, numa interação entre as disciplinas de Português e História com a entoação da icónica  música "Grândola Vila Morena"

Parabéns às entusiastas Professoras Irene Salgado e Liliana Veloso e à turma simpática que sabe aderir aos projetos! 

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Poesia à sombra da olaia

         No dia em que se assinalou, com mais ênfase, a Língua portuguesa, um património que nos dignifica, a Prof.ª Nadir Sampaio trouxe os seus alunos do 6.º C e, ao redor da olaia, todos declamaram Poesia de países que têm como língua oficial o português.



"Aprender a estudar"

             Durante a cerimónia de entrega dos prémios escolares e do Concurso Nacional de Leitura, nas salas de aula, os alunos declamaram e ouviram o poema de José Carlos Ary dos Santos "Aprender a estudar".

Esta poesia foca um conjunto de características que, no entender do sujeito poético, devem estar inscritas no perfil de um bom aluno, ou seja, não só as competências académicas, mas as morais, sobretudo, ser LIVRE e saber PENSAR.

Eis um momento poético, na BE, protagonizado pelos alunos Ana Fernandes, Filipe Martins e Maria Rita Guimarães do 6.º E. 

 





Aprender a estudar 

 

Estudar não é só ler nos livros

que há nas escolas.

É também aprender a ser livres,

sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante,
às vezes, urgente,
mas os livros não são o bastante
para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever,
mas também a viver,
mas também a sonhar.
É preciso aprender a crescer,
aprender a estudar.
Aprender a crescer quer dizer:
Aprender a estudar, a conhecer os
outros a ajudar os outros,
a viver com os outros.
E quem aprende a viver com os outros,
aprende sempre a viver bem consigo próprio.

Na aula com Harry Potter

     A Prof.ª de EMRC Daniela Nunes, nesta Semana da Leitura, deu uma aula na BE, apoiada num excerto do 1.º livro da coleção de JK Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal, para falar sobre a transfiguração e a adolescência. Usou como metodologia uma base de Legos da sala de aula do mago e uma folha a simular o Instagram, para cada aluno se apresentar, desenhando ou escrevendo informações sobre o seu perfil pessoal.

 Ora vê algumas imagens


Comunidades lusófonas

     O Clube de Robótica, em 2018, no âmbito do projeto Probótica, produziu este vídeo sobre as Comunidades Lusófonas,  que foi premiado.

      A DGAE associa-se à festa da língua portuguesa, levando a efeito algumas iniciativas, concebendo, especialmente, um jornal eletrónico que podes consultar aqui.
     Para saberes mais sobre os Países que falam a Língua Portuguesa, acede a este Cartaz interativo, onde terás a possibilidade de ouvir músicas e literatura próprias de cada país.

Leituras em Voz alta - Dia da Língua Portuguesa

Poema de Luís de Camões "Mudam-se os tempos mudam-se as vontades" lido por Martim Abreu e mãe.
 

Leituras em Voz alta

Declamação da poesia de Miguel Torga "Sei um ninho" - pelo aluno Afonso Pereira do 8.º ano.


 

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Deixa o "bullying" só!

 Com o intuito de informar e criar alertas para atitudes causadoras de  bullying, os alunos da Educação Inclusiva participaram, com muito entusiasmo, num evento, em formato digital, com o compositor e músico João Só e a equipa da Betweien.

    A sessão foi antecipada por atividades de preparação entre os alunos e as respectivas docentes e este foi um dos momentos da apresentação de trabalhos evidenciando algumas palavras-chave face a essa problemática.


“Deixa o bullying só” com o músico e compositor João Só


         No âmbito da actividade “Deixa o bullying só”, os alunos da Educação Inclusiva participaram ativamente, através da utilização de fantoches que exprimiam emoções e palavras-chave sobre o bullying, tema tratado nas aulas. Disto resultou uma alegria espontânea, no final da ação.

Paralelamente, as turmas do 5.º ano também assistiram, via digital, a esta interação com o músico João Só e a animadora do evento, que contou as 4 histórias do livro que serviu de base para a discussão do tema.