A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Histórias de Vida

Imagem relacionadaA Prof.ª Susana Jordão partilhou uma experiência de vida familiar muito interessante: os bisavós maternos acolheram dois refugiados da 2.ª Guerra Mundial. Ainda eram adolescentes e, em Guimarães, cada um, na sua casa, recebeu um refugiado: ela uma menina e ele um menino.

        Os avós contavam recorrentemente essas histórias que iremos divulgar, na íntegra, neste blogue, no dia 27 de janeiro, Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto.

Resultados do Concurso Nacional de Leitura

Resultado de imagem para História de um gato e de um ratoFoi muito bom contarmos com a colaboração e empenho dos alunos e docentes, nesta primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. O regulamento determina que só é possível concorrer com dois alunos por Agrupamento, em cada ciclo, na fase concelhia.
A classificação mais elevada foi a seguinte:
 - no 1.º ciclo, foi atribuída às alunas Mafalda Araújo Ribeiro e Mafalda Ferreira Oliveira da Costa Ribeiro das E.B. do Alto da Bandeira e do Salgueiral;
- no 2.º ciclo, foi atribuída às alunas Maria Rita Faria Guimarães e Luana Beatriz Machado Vale do 5.º E e 6.º A respetivamente;
Resultado de imagem para vamos comprar um poetaResultado de imagem para A bicicleta que tinha bigodes,- no 3.º ciclo, as alunas destacadas, através do Fórum de Leitura, foram Leonor Azevedo e Mariana Jesus dos 9.º A e B.
   Muitos parabéns a todos os alunos participantes: demonstraram ser óptimos leitores.
    As alunas terão de ler, com muita atenção e minúcia, a obra de Luís Sepúlveda – História de um gato e de um rato, no 1.º ciclo; a obra de Ondjaki – A bicicleta que tinha bigodes, para o 2.º ciclo, e Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz, para o 3.º ciclo, as quais servirão de base para a Prova Concelhia a realizar no dia 11 de fevereiro.




quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Parlamento dos Jovens

Resultado de imagem para parlamento dos jovens 2019        Decorreu, na BE, a votação para a eleição dos deputados para a sessão escolar do Parlamento dos Jovens que se realizará no dia 24 deste mês. O tema dos trabalhos no presente ano letivo é “A violência doméstica”.
Esta iniciativa realizou-se num ambiente de civismo, respeitando-se as formalidades próprias do ato eleitoral. Todas as turmas da E.B.2/3 votaram decidindo a lista preferida, entre as quatro propostas pelos alunos do 9.º ano. Este processo resultou de um trabalho contínuo efetuado nas aulas de Cidadania.
A lista vencedora foi a B.

Exposição sobre Migrações

Está patente na BE uma exposição realizada pelos alunos do 8.º ano, no âmbito da disciplina de Geografia, sob a coordenação da Prof.ª Ondina, que reflete os fenómenos migratórios que ocorrem no mundo.
Esta exposição terá como corolário uma palestra sobre o  tema, em articulação com as disciplinas de EMRC e Português, no dia 4 do próximo mês..