A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Uma janela para o mundo — escrita diarística

Dali S. Moça à janela, 1925 10 . Tendo em vista que a internet ...      Reflexo da tarefa sugerida pelo #EstudoEmCasa, alguns alunos do 7.º D, coordenados pela Prof.ª Irene Salgado, produziram textos recorrendo às técnicas dos textos diarístico e descritivo, inspirados no quadro de Salvador Dalí, "Figura na janela" datado de 1926, em que a modelo era a irmã do pintor, Ana Maria Dalí, que se posiciona numa janela virada para o mar, em Cadaqués.


  Janelas para o mundo
A Manuela é uma mulher como outra qualquer que está na sua janela a observar o único mundo que consegue ver.
Como já fazia antes, consegue ver da janela o mar e o horizonte. Mas nesta altura, é o único contacto visual que tem com o mundo.
Tudo isto porque um vírus invisível lhe fechou as portas, como se fosse uma violenta tempestade.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

A língua portuguesa é a minha Casa!

Lara Macedo, 6.º B
    Os alunos do 6.º B, sob a coordenação da Prof.ª Paula Cristina Jesus, participaram, com trabalhos muito expressivos, na celebração  do Dia Mundial da Língua Portuguesa. 
          Parabéns a todos! 


quarta-feira, 6 de maio de 2020

Camões, o amor pela Pátria e pela Língua portuguesa — Leituras partilhadas

Lições d'Os Lusíadas - Livro - WOOKÉ sempre de louvar, quando os alunos se exprimem, favoravelmente, perante um texto tão difícil quão importante, para a língua e cultura portuguesa, como é a epopeia camoniana, embora reconhecendo a maturidade que se exige para a compreensão da mesma.
Foi o que fizeram as alunas do 9.º B, Joana Josefino e Mariana Jesus, sob proposta da Prof.ª Irene Salgado que motivou a turma a escrever sobre a grande epopeia dos Descobrimentos e da alma portuguesa — Os Lusíadas.
     

Os Lusíadas  Leituras partilhadas
Na minha opinião, Os Lusíadas é uma obra com extrema importância na língua portuguesa, pois fala de uma época de prosperidade e foi escrita com grande inteligência e vocação.
Apesar de ser um livro com grande mérito e importância, pela época em que foi escrito, possui genialidade e conjugação das palavras e dos episódios. Eu acho que com a minha idade e no 9.º ano de escolaridade perdemos, de certa forma, o interesse e não temos maturidade suficiente para perceber a complexidade desta obra, mas ao mesmo tempo, no início da leitura, eu estava cativadíssima, pois o que Camões fez com as frases é uma completa obra de arte,

Em dia de Festa, Poesia com o 5.º C

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, a Prof.ª Eugénia Almeida, na aula de Português, produziu dois trabalhos com a turma C do 5.º ano


Segundo as palavras da docente, não foi tarefa muito fácil, pois gravou com o seu telemóvel diretamente do computador e o som dos miúdos nem sempre foi o melhor, mas deram o melhor, com toda a certeza. Participaram todos! Nesta declamação, usou música do país de cada um dos autores.

Com esta estratégia de promoção de leitura, tentou fazer algo agradável  que os alunos possam guardar para, um dia, se lembrarem que, na primeira comemoração de uma efeméride tão importante, estavam em casa.

Lá vão as "quitandeiras"...... - Luanda em Angola | Facebook

Parabéns a todos!
Vê o trabalho produzido com os alunos do 5.º C sobre os poemas "A quintadeira de Luanda" e  "A Borboleta" acedendo às hiperligações.

terça-feira, 5 de maio de 2020

5 de maio — Dia Internacional de Língua Portuguesa

“A minha pátria é a Língua Portuguesa."
Fernando Pessoa 

O dia  5 de maio foi instituído a 21 de novembro de 2019, pela UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura — como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Cada vez mais, esta é uma Língua relevante à escala global quer nas rotas comerciais que estabelece,  quer na investigação científica e no domínio cultural. À escala mundial "É uma língua em crescente expansão pelos quatro continentes. Utilizada por mais de 265 milhões de falantes, é a língua mais falada no Hemisfério Sul".
         Este destaque agradou, sobretudo, aos países membros da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Timor, em que o português é a língua oficial.
         Através dela (uma das mais antigas e que une Povos) comunicamos, interagimos, estabelecemos contactos, lemos e somos seres sociais. A língua é uma parte da nossa Cultura.


        Consulta o sítio digital https://lisboa5l.pt/ que, em Lisboa, vai promover a celebração deste encontro com escritores da Língua portuguesa.

Desafio —"On line" Maratona poética

Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa celebra-se online
«E assim lição por lição
 Que a pouco e pouco aprendemos
 De outros, a outros daremos,
Que a muitos outros darão» 
António Aleixo
         
   Inspirado nesta "quadra magistral" do poeta António Aleixo sobre a multiplicação do saber e da cultura, aceita o repto lançado pela Prof.ª Natividade Oliveira, dá azo à tua criatividade e envia para o e-mail  da Biblioteca dafonsohenriquesbib@gmail.com um poema ou apenas uma estrofe de que gostes — de um autor português ou de outra nacionalidade, em que a língua portuguesa seja falada — ou até de tua autoria.
      À semelhança de uma maratona em linha, serão publicados no blogue da BE.
       Bom trabalho!

Eis a ressonância desta atividade: 

Estrofes do poema "Presságio" de Fernando Pessoa 
Seleção de André Dias, 9.º D

O AMOR, quando se revela,
 Não se sabe revelar.
 Sabe bem olhar p’ra ela,
 Mas não lhe sabe falar.
 
 Quem quer dizer o que sente
 Não sabe o que há de dizer.
 Fala: parece que mente…
 Cala: parece esquecer…  

Leituras partilhadas por professores e alunos — recensão crítica

      Colocamos três recensões críticas muito interessantes sobre o conto "Felicidade Clandestina" , da escritora brasileira Clarice Lispector, elaborados respetivamente, pela Prof.ª Natividade Oliveira e pelos alunos  João Pedro Araújo, do 9.º B,  e Bárbara Sousa do 9.º A, coordenados pela Prof.ª Irene Salgado.

       “Felicidade Clandestina” 
 O conto escolhido para assinalar o “DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA”, com os meus alunos de 9. º Ano. Depois de terem visualizado um vídeo focando os nove países em que esta língua é falada, foram convidados a ler este conto, da autora brasileira Clarice Lispector, tomando contacto com as principais diferenças entre o português europeu e esta variedade de português.

APRECIAÇÃO CRÍTICA DO CONTO “FELICIDADE CLANDESTINA”, DE CLARICE LISPECTOR, pela Prof.ª Natividade Oliveira
Felicidade Clandestina - ePub - Clarice Lispector - Achat ebook | fnacO conto “Felicidade clandestina” de Clarice Lispector é uma agradável narrativa sobre o prazer de ler, cultivado por uma menina que se revela uma apaixonada leitora, pela forma como persegue esperançosa e sofridamente o seu sonho de ler As reinações de Narizinho.
 A atitude da protagonista deixa uma lição de persistência

domingo, 3 de maio de 2020

Feliz Dia da Mãe

«Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga», escrevia Drummond de Andrade. Este pode ser um mote para cada um refletir sobre alguém muito importante sem a qual não existiríamos.
Obrigada, Mamã!
Matilde Baptista, 6.º B