A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 11 de maio de 2022

A Circularidade da ÁGUA — Laboratório da Paisagem na Biblioteca

 A Dr.ª Susana Poças Falcão, em articulação com as iniciativas do Laboratório da Paisagem, esteve presente na nossa BE, na sequência da celebração do Dia Mundial da Água.

Através desta palestra tão interativa com os alunos do 5.º E, em que, esclarecendo com exemplos pertinentes, incentivou o uso correto e a preservação deste líquido essencial à Vida, que é a Água, demos mais um contributo para a celebração da Semana Concelhia da Leitura, que se prolongou, criativa e marcadamente, no mês de março, com proveito para a Comunidade Educativa, e cujo lema foi
"Água — um Património!"

A ÁGUA e o "rap"



Sob a coordenação da Prof.ª Cristina Rebelo, alunos do 7.⁰ e 8.⁰ anos compuseram uma música "rap" sobre o uso comedido da ÁGUA.
A mensagem final foi dita nas línguas portuguesa e ucraniana, como forma de homenagem aos alunos refugiados recentemente integrados no Agrupamento.
Foi um momento singular e inclusivo!

CUIDAR DA TERRA — "Workshop" de Marcadores de Leitura

A turma do 9.⁰ D, acompanhada pela sua DT Prof.ª Irene Salgado, veio à BE, hoje, para participar num "workshop" de marcadores de leitura, onde evidenciou a sua capacidade artística face à proteção ambiental e ao cuidado que devemos prestar à nossa "Casa comum".
Como as fotos o comprovam, esta oficina foi muito bem sucedida
Parabéns
pelo trabalho desenvolvido!






Ainda sob o lema da ÁGUA - Hora do Conto

 VALÉRIA E A VIDA de Sidónio Muralha foi a obra escolhida pela Prof.ª Luzia Monteiro, para ser explorada, durante a Semana Concelhia da Leitura, pelos alunos do 3.º e 4.⁰ anos. Abundante na mensagem ecologista e no incentivo para as boas práticas ambientais, serviu de mote para a criação de trabalhos de grupo de cariz plástico e no domínio da escrita. Os resultados foram excelentes!




Hora do Conto - Uma Onda de Estrelas



No 1.º e 2.º anos, a Hora do Conto realizou-se, durante a Semana Concelhia da Leitura, com a exploração da magnífica obra Uma Onda de Estrelas de Dolores Brown. Nela, reflecte-se a sintonia, através de uma lenda, entre o ser humano e os seres marinhos. Os trabalhos individuais da turma do 1.º ano reflectem que a mensagem foi assimilada.

Hora do Conto

 A obra O CROCODILO QUE NÃO GOSTAVA DE ÁGUA, de Gemma Merino, na Semana Concelhia da Leitura, foi lida para as crianças do pré-escolar e alunos do 2.º ano, pela Prof.ª Teresa Monteiro.

Este livro aparentemente infantil apela para a inclusão da diferença, em que todos têm valor e pertencem à Família.



ÁGUA é VIDA!

A temática da Semana Concelhia da Leitura motivou a Prof.ª de TIC, Fátima Rodrigues, e a Prof.ª titular da turma do 4. ⁰ ano AB 7, Helena Paredes, a engendrarem uma história digital com os alunos, em que a Água tivesse protagonismo e todos ficassem cientes do seu valor e ações para a preservar.

O resultado é visível, e cativante a sua leitura, numa época em que ler e criar, em suportes diferentes, ganha adeptos.
Parabéns!

Semana da Leitura - A ÁGUA e a ÁGUIA

 Pela Arte dos alunos do 4.⁰ ano da EB de Mascotelos e da Prof.ª Titular Helena Costa, mais uma homenagem a escritores de Língua Portuguesa - Mia Couto e

A ÁGUA e a ÁGUIA.

Cada excerto, uma ilustração!
Maravilhoso!
Parabéns!