A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

As Maravilhas das freguesias

Um Estudo da História Local
Sob a égide da divulgação do Património Cultural e Natural de Creixomil, o Departamento Ciências Sociais e Humanas organizou uma tertúlia denominada “As Maravilhas das Freguesias – Um Estudo da História Local“.
Estiveram presentes, como oradores, os professores Salgado Almeida, Capela Miguel e António Mata, além do Sr. Martins, o Presidente da Junta de Freguesia.
Participaram, neste evento, alunos do 2º e 3º ciclos que tiveram a possibilidade de ver imagens ilustrativas de Creixomil, de ouvir o fundamento histórico de tão diversificado património, de conhecer curiosidades sobre esta região datada de 926 (de acordo com a Carta do rei Ramiro), além de colocar questões, de modo a interagirem com os entusiastas e eloquentes oradores.
Esta atividade, realizada na Biblioteca Escolar e que se vai estender ao longo do ano letivo, procurará divulgar o património de outras freguesias que se inserem neste agrupamento escolar (Creixomil, Santiago de Candoso, Mascotelos e Silvares), e escolher um ex libris  que as caracterize.
Neste primeiro encontro, os oradores destacaram, face à sua importância, como possíveis ex libris de Creixomil a Ponte (romana ou românica?) de Selho e o Padrão de S. Lázaro (também identificado como de D. João I ou dos Pombais).