A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tertúlia de Outono

Tertúlia de Outono- com a Dr.ª Francisca Abreu

Silvares na Biblioteca Escolar

«(…) Mas estes livros da minha vida com meninos enjeitados, índios, fanicos e o que mais houve foram a salvação de um tempo que, sem eles, nem sequer teria direito a chamar-se infância.»
Alice Vieira
A biblioteca escolar apresenta, actualmente, um importante papel na aquisição/ desenvolvimento das competências de informação, capaz de proporcionar “actividades que permitam a integração dos seus recursos na operacionalização do currículo, na promoção da leitura fomentando o gosto e os hábitos de leitura, ao mesmo tempo que se constitui como espaço de formação dos utilizadores no acesso e utilização efectiva e crítica da informação, independentemente dos suportes em que é vinculada”.
Assim sendo a B.E. apresentou-se como uma maravilhosa possibilidade para a EB1/JI de Silvares desbravar terreno nesta área colaborativa e divulgar algumas actividades, dinamizadas neste estabelecimento de ensino no âmbito da promoção da leitura e da escrita. 

Visita a Casa de Camilo

As Turmas de Educação e Formação de Adultos Um, Secundário Diurno, Nocturno Um e Dois, empreenderam uma visita à Casa Museu de Camilo Castelo Branco, em Seide, Famalicão.
Esta iniciativa surgiu da cooperação entre a Área de competência Cultura, Língua e Comunicação e a Biblioteca Escolar, sendo que o objectivo principal visou o conhecimento in loco da casa e espólio Camilianos.
Os Formandos gostaram e agradecem a oportunidade que a Biblioteca Escolar lhes proporcionou, no âmbito da actividade “Um livro um Filme” concretizada após a leitura da novela Maria Moisés do referido autor.
Objectos ainda familiares (chapéus, quadros, livros, mobiliário, louça…), apesar da distância temporal mereceram curiosidade e apreço gerais.
A noite culminou com a conversa estabelecida com a Dr.ª Maria Barroso, no Auditório do Centro de Estudos Camilianos. O filme da sua vida “DOIS ESTRANHOS E UM DESTINO”, inesperadamente, impressionou toda a plateia pela lição de Amor que transmitiu.
A prova desta constatação materializa-se na vontade de que os formandos já demonstraram em repetir a experiência.

Tertúlias na Primavera

No âmbito das «Tertúlias na Primavera» realizadas na Biblioteca da Escola D. Afonso Henriques, alunos e professores dos cursos nocturnos tiveram a oportunidade de falar sobre São Tomé e Príncipe, A tertúlia levou-nos a conhecer um pouco melhor a realidade dessa lindíssima e fascinante terra, as suas paisagens, o povo humilde e acolhedor, as vivências e culturas. A participação do professor tornou essa aprendizagem enriquecedora com os seus testemunhos da realidade vivida por ele na sua infância e pelas viagens às ilhas efectuadas, nestes últimos anos, em visitas à família.

com a participação do professor de CLC, Luís Daniel Costa originário dessas mesmas ilhas, mais especificamente de São Tomé.

Quem não gostaria...

Sexta-feira, dia 27 de Maio, empreendemos uma visita colectiva ao Centro de Estudos Camilianos, cheios de entusiasmo, para conhecermos o “jovem” e famoso Actor Ruy de Carvalho.
Assistimos ao filme “Domingo à Tarde”, baseado na obra de Fernando Namora, no âmbito da iniciativa “Um livro um filme” divulgada pela Biblioteca Escolar. 
Ruy de Carvalho, o protagonista, desempenhava o papel de médico hemofílico, a acção decorria nos anos 60, e a película era a preto e branco.
Foi muito gratificante e um privilégio contactarmos com o actor, que interagiu de modo tão simpático e afectuoso com o público.
Sentimos a sua dedicação, talento e carinho nas múltiplas experiências de vida, em conversas que se prolongaram até de madrugada.

Bibliopaper

Iniciámos o  ano lectivo com um jogo de recepção aos alunos dos 5º anos, a fim de lhes apresentar a bilbioteca e, desde o primeiro dia, de os incentivar a visitá-la frequentemente. Foi também oferecido um livro do PNL- um miminho para os nossos meninos!

Tertúlia da Primavera

Com a Doutora Rosa Saavedra

Luís Represas

A Coragem de Tição

Encontro com Escritores

Ana Saldanha

Conversa com escritores

Conversa com o Prof. Nuno Mata

Tertúlia de Inverno

«Olhares - Vamos falar de Fotografias...»

História Redonda

Quem conta um conto, acrescenta um ponto...

Árvore de Natal em Livros

A nossa Árvore de Natal

Feira do Livro

Durante o mês de Novembro, a Bilbioteca abriu novamente «as portas» à Feira do Livro.

Fórum de Leitura

Ao longo do ano lectivo, fizemos muitos fóruns de leitura e, em todos eles, houve uma grande e entusiasmada audiência!!