A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Fórum de Leitura

 Motivados pela sua Diretora de Turma, a Prof.ª  Manuela Dias, os alunos do 6.º B participaram no Fórum de Leitura proposto pela Biblioteca Escolar. Muito empenhados na divulgação dos seus livros, conseguiram despertar a atenção e interação dos que assistiram.

Parabéns! Em breve, termos nova sessão de Fórum! 


Semana da Leitura de 3 a 7 de maio


 

terça-feira, 27 de abril de 2021

Inspira-te... e conta um Conto!




Inspirada no livro AVÓS, de Chema Heras com ilustração de Rosa Osuna, que "apresenta um casal de forma muito delicada e sensível”, dando-nos um novo olhar sobre a idade do ouro e a cumplicidade entre eles, a Prof.ª Cândida Gonçalves, docente colaboradora da BE, produziu este magnífico painel convidando-te a elaborar um conto.

Participa e mostra o teu talento e sensibilidade de escritor! 

Bom trabalho!

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Vencedora do CNL e Amiga dos Livros

           


Chamo-me Lília, tenho dez anos e frequento o quarto ano de escolaridade, na escola EB1 Salgueiral, do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques.

    O meu gosto pelos livros começou logo quando eu aprendi a ler. A meio do meu segundo ano de escolaridade, comecei a olhar para os livros maiores e ter vontade de os ler. Experimentei e, desde então, nunca mais parei!! Eu sei que ler é aprender e que os livros são fontes de conhecimento; por isso, considero-os como grandes amigos e companheiros de aventuras.

    Gosto de ler, adoro ler! Adoro bibliotecas!

    Quando eu realizei a primeira prova do Concurso Nacional de Leitura, não fazia a mínima ideia que, hoje, estaria na final! Em todas as fases dei o meu melhor e continuarei assim, porque o Concurso Nacional de Leitura não é só uma competição, serve também para nos divertirmos, para aprendermos mais e conhecermos mais livros, e para motivar as outras pessoas a ler. Eu nunca me senti nervosa, porque sei que, mesmo que não ganhe, já estou orgulhosa dos meus feitos e é isso que importa.

  Toda esta aventura aconteceu graças ao apoio que a minha turma e a minha professora Armanda me deram, e eu quero agradecer por tudo o que fizeram por mim.

   Lília Cação Ribeira, vencedora do CNL, fase intermunicipal

Participa! Vem mostrar os teus talentos!

 Se gostas de dançar, cantar, tocar um instrumento, declamar poesia, rap ou tens outro talento, inscreve-te junto do teu DT.

Durante a Semana Concelhia da Leitura, de 3 a 7 de maio, nos intervalos maiores, todos os alunos e professores que queiram participar com iniciativas culturais poderão fazê-lo. Basta efetuarem a inscrição junto do DT, na Biblioteca Escolar ou enviando essa informação para o e-mail da BE dafonsohenriquesbib@gmail.com

Inscreve-te!

Aguardamos pelo teu talento!



domingo, 25 de abril de 2021

Vencedora do CNL - Fase intermunicipal !

 No dia 23 de abril, data em que celebramos os Livros — Amigos para toda a vida — a

Lília Cação Ribeiro, aluna do 4.º ano da EB do Salgueiral, venceu a etapa Intermunicipal do CNL e foi selecionada para fase final deste concurso, que privilegia o livro, e que decorrerá em Oeiras.

Muitos parabéns à Lília e a todos os alunos envolvidos nesta maratona da leitura.