A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura


Nos dias 24 e 25 de janeiro, decorreu a Fase Municipal do CNL, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, após a seleção efetuada no Agrupamento. Para a referida prova, os alunos do 1.º ciclo leram  A Floresta, os do 2.º Os Ciganos e os do 3.º O Colar - obras de Sophia de Mello Breyner Andresen, cujo centenário de nascimento se celebra este ano.
Parabéns a estes valentes leitores!


O que é o Amor


A celebração do Dia dos Namorados inserido no Mês do Afetos levou a Comunidade Educativa a exprimir-se sobre "O que é o Amor". O resultado foi este placard que assinala, em forma de mensagens, a versatilidade deste sentimento que faz renascer a Vida em nós.
Vê este vídeo com o poema "Perdidamente" musicado pela Sara Tavares e a Ala dos namorados



Resultado de imagem para queres namorar comigo' d ejoão ricardoInspirados no livro Queres namorar comigo? – texto de João Ricardo e a ilustração de Ana Sofia Gonçalves – . que é a história de um caracol que se apaixona por uma girafa e que, habilmente, sabe conquistar-lhe o coração,  alguns alunos emitiram a sua opinião que vais ler aqui.
Este livro provocou-me uma sensação positiva, pois mesmo que esteja aparentemente destinado a crianças é uma obra que serve para todas as idades. Contém fortes lições sobre o AMOR e está escrito de uma forma humilde, inocente, mas profunda. Esta é uma história que envolve o tema do amor conjugal, porém, também pode ser direcionado para o amor paternal ou filial. Um facto bastante interessante neste livro metafórico – em que as distâncias físicas entre dois seres foram relativizadas e não foram relevantes para impedir o crescimento do Amor –, é que o autor e a ilustradora conseguiram revelar em apenas 34 páginas aquilo que outros escritores desenvolvem em 200 ou mais páginas.


Carolina Silva, 9.º E


Na minha opinião, estes autores têm uma visão muito simples, mas  muito significativa da grande dimensão da palavra AMOR que em tão poucas palavras e imagens apelativas conseguiram expressar o muitos têm dificuldade em exprimir. De uma forma tão simples e sincera, revelaram como é bom amar em qualquer idade.

Lara Marques, 9.º E