A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Opiniões sobre leituras

     


            Quando entrei na BE, decidi requisitar um livro. Não sabia qual escolher. Então, a Professora Bibliotecária indicou-me um livro pequeno cujas imagens me interessaram. Li-o com calma e o final emocionou-me. Este menino não conseguia ler, porque precisava de óculos. Adorei o livro, pensei que não ia ser muito interessante, mas o final foi a parte de que mais gostei.

Vera Silva (pseudónimo), 7.º A

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Exposição sobre o São Martinho

 

"Os meninos à volta da fogueira vão aprender coisas de sonho e de verdade.”

Neste ano, em que as circunstâncias pandémicas obrigam ao distanciamento físico, a EB1/JI de Mascotelos conseguiu festejar o Dia de São Martinho de forma singular. Assim, parafraseando o início da bela canção "Os meninos de Huambo", criou uma exposição em que figuram ilustrações de crianças sorridentes com uma nota de esperança de que melhores dia virão. 

Parabéns pela originalidade e pela alegria da mensagem! 


    A par desta intervenção, outros trabalhos sobre o tema estão expostos, no átrio da BE,  dos alunos da EB/JI do Alto da Bandeira e de EMRC.



O Baú da Biblioteca — resposta ao desafio

 O que tinham de comum os três objetos da Biblioteca Escolar?

O livro infanto-juvenil La Petite Fadette A Pequena Fadette (que existe na nossa BE, na estante de literatura infanto-juvenil) foi escrito em 1849 por George Sand refletindo uma fase da sua vida passada no campo.

Mas quem foi George Sand? Pois bem, esse é o pseudónimo literário masculino da escritora francesa Aurore Dupin, baronesa Dudevant (1804-1876) que foi uma figura controversa da sociedade parisiense. Conviveu com intelectuais da sua época e exprimiu as suas ideias políticas, caracterizadas por um socialismo idealista, em revistas e jornais. Teve uma longa ligação amorosa com o virtuoso compositor polaco Frédéric Chopin (1810-1849), cuja obra maior são os Nocturnos. Se clicares aqui, poderás ouvir um excerto interpretado pela notável pianista portuguesa Maria João Pires.


  Ismael e Chopin de Miguel Sousa Tavares, obra ilustrada por Fernanda Fragateiro, é a comovente história de um coelho que estabelece contacto com o compositor, numa das suas fugas pelo campo.

      Três sugestões culturais a não perder! Visita-nos!