A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Dia Internacional do Livro Infantil

"No dia 2 de abril, comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. ​A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância." Fonte DGLB, Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.
O tema deste ano é «Fome de palavras», aqui bem representado pela ilustração de André Letria. André Letria, 46 anos, trabalha como ilustrador desde 1992, tendo já feito também cinema de animação e cenografia para teatro. Fonte DGLAB


Tem páginas este dia
como um livro inacabado
com um perfume de infância
num capítulo ilustrado.
Moram nele as histórias,
os poemas e as lendas
que fazem de cada livro
a melhor das nossas prendas
e que não deixem esquecer
esse tempo tão feliz
em que cada um de nós
era feiticeiro e aprendiz,
colecionando heróis
com o prazer da aventura
que começa e se renova
na magia da leitura.

José Jorge Letria, Livro dos dias, Ambar, 2004

quarta-feira, 1 de abril de 2020

A Joaninha e a COVID - 19 — uma história para conhecer


joaninha - CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia SocialLê esta história infanto-juvenil, sobre os tempos atuais, da autoria de Clotilde e Rita Palma enviada pela Prof.ª Ondina Oliveira.
A JOANINHA E A COVID-19



  

segunda-feira, 30 de março de 2020

Exercício de Escrita Criativa"A casa amarela"

A Casa Amarela
Nota  sobre este quadro
  A Casa Amarela é uma pintura de  Vincent van Gogh, datada de setembro de 1888, que retrata a habitação onde este pintor holandês viveu, na Place Lamartine, em ArlesFrança. Aquando da 2.ª Guerra Mundial, o edifício foi bombardeado e, posteriormente, demolido.

             Podes ver este quadro no Museu Vincent van Gogh, em Amesterdão, na Holanda, onde se encontra a maior coleção de pinturas deste que é considerado um dos mais importantes artistas do mundo.


          Atividade de escrita criativa
          Observa atentamente esta pintura de Vincent van Gogh e inspira-te nela, para imaginares uma emocionante história, na qual integres todos os elementos que constituem uma narrativa: tempo, espaço, ação, personagens e narrador.
          O teu texto (de 180 a 240 palavras) deve contemplar momentos de descrição do espaço e das personagens, além de introdução, desenvolvimento e conclusão.
          Bom trabalho!



Publicamos alguns trabalhos que evidenciam criatividade e gosto pela escrita baseados no quadro datado de 1888 de Vincent van Gogh "A casa amarela". 
Parabéns aos talentosos alunos! Esperamos pelo teu texto.