A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Autor do mês de janeiro

Imagem relacionada

António Alçada Baptista  (1927 – 2008) é o autor de destaque no mês de janeiro.
Conceituado escritor português, foi dono da célebre Moraes Editores que, durante o Estado Novo –  conturbado período da política nacional  – se transformou numa lufada de ar fresco editorial. Advogado, fundador da revista O tempo e o Modo, diretor do jornal O Dia e presidente do Instituto Português do Livro, foi agraciado com algumas comendas. 
No entanto, só a partir dos anos 70 é que iniciou a atividade da escrita, propriamente dita, em crónicas publicadas nos diversos órgãos sociais e da primeira obra Documentos Políticos.
Nas suas obras, perpassa o valor dos afetos no relacionamento humano, por meio da sua experiência pessoal e do mundo que o rodeava. No seu modo de ser plural e nos amplos contactos que estabelecia – pois privou com os intelectuais da época a nível mundial – a vida era mais importante do que a escrita e aí incidiu o foco das suas obras.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Vamos conhecer grandes compositores

Bertrand.pt - Grandes Compositores - Mozart
De molde a comemorar o Dia do Compositor, 15 de janeiro, a equipa da BE percorreu as EB e JI do Alto da Bandeira, Salgueiral e Silvares na iniciativa da promoção da leitura “Hora do Conto” apresentando uma minibiografia de Mozart que nasceu a 27 de janeiro de 1756, na Áustria. Os alunos tiveram a possibilidade de ouvir excertos de algumas áreas musicais.