A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Biblioteca Fora de Portas – História circulante


Sob a égide do PNL “Está na hora da leitura” e o projeto dinamizado pela escola “Ler + para aprender melhor”, realizam se encontros à volta de livros, na BE da EB2/3.

            Esta é uma atividade dinamizada, semanalmente, ao longo do ano letivo, pela professora Fátima Xavier com todos os alunos do 1º CEB do Alto da Bandeira. Tem como objetivo construir uma história circulante em que as crianças são os autores, e os ilustradores os alunos do 1ºano de escolaridade, em virtude de não preencherem os requisitos necessários para a escrita.

Esta iniciativa, sempre apoiada na leitura infanto-juvenil, em vários suportes – utilizando fantoches, ppt, música, dramatizações e cartazes – tem como objetivo central sensibilizar os discentes para a leitura, enquanto hábito quotidiano e para a prática da cidadania, além de incutir-lhes os valores essenciais para a vida em sociedade.

 

Receção aos alunos


No dia 16 de Setembro, a BE fez a receção aos alunos nas EB1/JI Teixugeira e EB1 Salgueiral com a apresentação do livro A Fada Palavrinha e O Gigante das Bibliotecas de Luísa Ducla Soares.

Na EB2/3, os alunos do 5º ano deslocaram-se à BE acompanhados pelos diretores de turma e alguns professores. Efetuaram uma visita ao espaço, decorado especificamente para a altura (com balões, um cartaz e montra de livros adequada à faixa etária), onde se realçaram as valências e regras de funcionamento desse espaço. Os alunos foram sensibilizados para as vantagens da requisição sistemática de livros, sendo necessário o preenchimento prévio do cartão da biblioteca.
No final da visita, todas as turmas registaram uma apreciação sobre a BE que foi afixada junto ao painel de boas – vindas.
Eis os seus comentários:
          5ºA “A BE é um espaço muito agradável.“
            5ºB “A BE é muito original e tem coisas que não imaginávamos. É um bom espaço para fazer pesquisas e jogar xadrez.”
            5º C “Nunca pensaram que fosse tão bonita e colorida!”
            5ºD “Gostámos de ter visitado a BE e vamos utilizá-la ao longo do ano, porque tem muitos livros e computadores, onde podemos pesquisar para fazer alguns trabalhos.”
            5ºE “Gostámos muito da Biblioteca, pois é grande, colorida, acolhedora, tem muitas atividades e nela podemos aprender muitas coisas. É um espaço onde podemos pesquisar, aprender a ler melhor, saber mais coisas, jogar e ao mesmo tempo conviver.”
             5ºF “A Biblioteca tem muitos livros para estudar, é um local silencioso onde podemos aprender, jogar, fazer pesquisas e trabalhos.”

 
 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Um feliz Dia da Alimentação na Escola EB 2/3 D. Afonso Henriques


A Escola viveu momentos de euforia sob a égide do Dia da Alimentação, a 16 de outubro.

 Numa colaboração conjunta com a coordenadora do Projeto Educação para a Saúde, em que o grupo de Ciências e a Biblioteca Escolar intervieram, realizaram-se inúmeras atividades que cativaram a comunidade educativa para uma alimentação saudável.

O grupo de Ciências organizou, na Biblioteca, uma exposição onde sistematizou o valor nutricional de alguns dos alimentos mais utilizados pelos alunos, nas merendas.

Para complementar esta informação, foram dispostos livros e cestas com frutos e diversos tipos de pães, tal como receitas culinárias e uma “Sopa de letras”. Nos vários  espaços da Escola, foram colocados alguns arranjos artisticamente elaborados com  vegetais.

            O auge deste dia surge com a chegada de Neno e dois jogadores do Vitória Sport Clube, Pedro Correia e Luís Rocha. O entusiasmo dos alunos foi imenso, na sua interação com os atletas, e durante a preleção sobre hábitos de vida saudável.

            A dinamização desta efeméride prolongou-se na cantina com a distribuição de sopa, pelos desportistas, dando relevo ao lema “ Comer sopa dá energia”. Esta iniciativa prolonga-se durante o ano e os alunos que comerem mais sopa serão premiados com brindes do clube vimaranense.

Ao longo do dia, nas salas de aula, e com o apoio da padaria Trinas, , decorreu outra ação do agrado dos discentes e que consistiu na degustação de três tipos de pão com diferentes composições, com o objetivo de selecionarem o preferido, para, posteriormente, ser eleito um para ser servido na escola.

Esta celebração foi vivida com entusiasmo e os seus objetivos cumpridos e, certamente, relembrados no futuro.

Promove no teu dia a dia uma alimentação saudável!

 
            Vê mais informações no site do clube