A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Curtas na Biblioteca - Faz um filme sobre a tua BE!

Curtas na biblioteca
"Em 2016, a Rede de Bibliotecas Escolares comemora vinte anos de existência. Vinte anos que permitiram atingir 2426 bibliotecas escolares.Vinte anos percorridos temos razões para celebrar este percurso construído, sobretudo, através de um grande trabalho em rede e em equipa.
E quem melhor para mostrar o valor das bibliotecas escolares do que aqueles que delas beneficiam?
Queremos mostrar à sociedade, através do olhar dos alunos, o que de melhor se faz nas nossas bibliotecas e incentivar a participação de cada comunidade educativa na comemoração dos 20 anos da RBE, através da promoção da sua biblioteca escolar.
Assim, convida-se os alunos (individualmente ou em grupo) a produzir um pequeno filme que mostre como a sua biblioteca é significativa." in RBE

Participa nesta atividade de promoção da tua Biblioteca Escolar. Clica na hiperligação Curtas na Biblioteca

LIVRE com um LIVRO

Os MemoráveisNos dias 30 e 31 de Março de 2016, das 15 às 18h, na Black Box da Plataforma das Artes e Criatividade  – Guimarães, os alunos Diana Filipa Mendes, Joana Maria Teixeira de Jesus Pereira e Eduardo Rafael Ribeiro Teixeira participaram em atividades artísticas, com outros alunos das escolas do concelho, no âmbito da iniciativa cultural “Livre com um livro” da responsabilidade do Núcleo de Estudos 25 de Abril. Esta atividade de promoção da leitura e dos ideais de Abril terá como base a encenação de textos da obra Os Memoráveis de Lídia Jorge.
O ensaio geral decorrerá no dia 16 de Abril, pelas 10h que terá como corolário um espetáculo aberto a toda a comunidade, nesse dia, às 16h
Aparece!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

“E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”

Deixar tudo e partir como um refugiado.
E se fosse eu a partir?
Esta iniciativa tem por objetivo sensibilizar as crianças e os jovens para a realidade dos refugiados, promovendo, assim, o compromisso de os receber de forma respeitadora e concretizando os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva.A mochila dos refugiados

Hino aos refugiados pelo coro da Gulbenkian conduzido pela maestrina Joana Carneiro
Mudança de vida

Esta é uma causa à qual a Escola não ficou indiferente. No dia 6, a nossa escola associou-se à iniciativa e os alunos, juntamente com 600 escolas do nosso país, puderam ver um vídeo, falar sobre o tema e simular o que levariam na mochila, colocando-se na pele de um  refugiado.
Na BE, encontrarás uma pequena mostra dessa atividade.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Visita da escritora Beatriz Lamas Oliveira

     No dia 19 de abril, a Biblioteca Escolar vai receber a escritora Beatriz Lamas Oliveira, para nos falar dos seus livros
     Além de escritora e pintora, é médica especialista em saúde pública. Formou-se na faculdade de Medicina de Lisboa, estudou Medicina Tropical e língua russa.. É sócia gerente da editora Escrivaninha.