A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Sugestões de leituras —"Os descendentes de Merlin"

     A Mafalda Ribeiro, aluna do 5.º E, é uma leitora de gabarito e, neste vídeo, motiva-nos para a leitura do livro A dama do lago de Rita Vilela. Esta obra que se insere na coleção "Os descendentes de Merlin" — oferecida à BE, pela Associação de Pais, aquando da Semana Concelhia da Leitura — permite-nos viajar pelo nosso país e estrangeiro, sempre com um polvilhar de mistério.




Sugestões de leitura para férias — A maior Flor do Mundo

A maior flor do mundo

A Lília Ribeiro publicitou, deste modo, na sua escola, a obra de José Saramago A maior Flor do Mundo. Apesar de dirigida aos mais novos, a sua mensagem é transversal a todas as idades. Uma boa proposta de leitura para estas férias, já na senda da comemoração do centenário de nascimento do prémio Nobel da Literatura. 

Este vídeo foi concretizado no âmbito da etapa final do Concurso Nacional de Leitura, para o qual esta aluna do 4.º ano da E B do Salgueiral foi selecionada.


de José Saramago
 

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Dia dos Avós

 Os avós são as nossas raízes, os transmissores de afetos e de valores, fundadores da grande árvore que é a família. Verdadeiras pontes entre as tradições, o passado e o presente, favorecem a passagem para um futuro mais tranquilo e equilibrado dos seus netos.

Parabéns, Queridos AVÓS!

Guimarães, 26 de Julho de 2021

Querida Avó Fátima,

Sei que nos últimos tempos não temos estado muito juntas. Nem sabes como estou mortinha por voltar a deitar-me ao teu lado, na cama, a ver filmes, como antes fazíamos. Também sei que não gostas muito de falar dos teus sentimentos e bem parece que saí a ti. Ah!Ah! Ah!

A perda do avô foi difícil para todos nós, principalmente para ti, e gostava de ter estado contigo, para te apoiar. Percebi, então, que devo aproveitar cada vez mais o meu tempo com pessoas reais e deixar mais de parte as tecnologias. 

É difícil falarmos dos nossos sentimentos, mas queria que soubesses que és das pessoas mais importantes da minha vida, que vou estar sempre aqui, para ti, nos bons e nos maus momentos. Sei que estou a crescer, mas não é por isso que te vou deixar de chamar “ Bobó do meu coração“.

Desejo que a Covid-19 acabe, para que possamos ter mais bons momentos juntas. E não te esqueças das tuas promessas, ainda tens muito para me ensinar e espero poder ensinar-te a ti também.

 

Beijinhos, Avó! 

Jéssica Vale

PS: Amo-te muito.