A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Dia em memória das vítimas do Holocausto

Resultado de imagem para o rapaz do pijama ás riscas"Na semana em que se recordou as vítimas do Holocausto, na BE, patenteou-se uma exposição lembrando os horrores vivenciados por milhares de judeus. Além disso, foram  visionados os filmes "A lista de Schindler" e "O rapaz do pijama às riscas", e a leitura do livro Chamo-me Anne Frank de Carmen Gil e Mercé Galí.
Chamo-me Anne Frank

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


Resultado de imagem para solidariedade em momentos difíceis holocausto
A Prof.ª Susana Jordão e o seu filho Rodrigo partilharam uma comovente história de solidariedade familiar bem a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Todos conhecem o enquadramento histórico da menina judia Anne Frank que, infelizmente, não conseguiu sobreviver ao Holocausto. Não foi o sucedido com a história de vida destas duas crianças estrangeiras acolhidas, em Guimarães, pelos bisavós da Prof.ª Susana.

Solidariedade em momentos difíceis

Ekardt, a esposa e os avós
da Prof.ª Susana.
No tempo da 2.ª guerra mundial, algumas famílias portuguesas reponderam aos apelos das autoridades políticas e receberam em suas casas crianças em risco de países que eram alvo de bombardeamentos e atos de guerra. A família da minha trisavó materna foi um desses casos. Recebeu em sua casa, durante dois anos, uma menina Austríaca chamada Hilda. A minha bisavó ainda hoje fala da menina que chegou de barco, toda suja e malcheirosa, que não sabia uma única palavra de português. Conta a minha bisavó que a primeira coisa que lhe fizeram foi dar-lhe banho e de comer. Conta também que depressa se tornaram amigas e que a menina passou a chamar mãe à minha trisavó. Quando a guerra acabou e ela teve de partir para se juntar à sua família, não queria ir, chegando mesmo a esconder-se debaixo da cama.