A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas Porto Editora

História Circulante

 
Este foi um Projeto de Articulação entre a BE do Agrupamento e o 1ºciclo que envolveu os alunos das turmas 8 e 9 do 4ºano do Alto da Bandeira. Foi uma experiência enriquecedora, exigente e a contrarrelógio, mas valeu a pena a dedicação. Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e participativos. E gostaram da experiência, pelo modo como interagiam.
As histórias “Aqui e além” e “Um por todos e todos pelo Mar” representaram a genialidade, espontaneidade e a criatividade face ao fio condutor de palavras-chave que eram lançadas. As ilustrações estão lindíssimas, muito vivas e refletem os pontos mais importantes das histórias, as quais estão expostas na Biblioteca Escolar.
Foi muito bom trabalhar com meninos em que a capacidade criativa ainda está a florir e sentir o apoio das Professoras Titulares Marília Silveira e Helena Paredes. 
Os trabalhos realizados, além de se inserirem no Projeto de Articulação entre a BE do Agrupamento e o 1ºciclo, denominado História Circulante, teve como objetivo a participação no concurso Correntes d’Escritas Porto Editora.

“Liberdade de Expressão e Redes Sociais”


2º Prémio Sic Esperança RBE atribuído à
Escola EB 2/3 D. Afonso Henriques
No âmbito do projeto lançado pela SIC Esperança e a Rede de Bibliotecas Escolares intitulado “Liberdade de Expressão e Redes Sociais”, é com grande alegria e prazer que destacamos a atribuição do 2º prémio à turma D, do 9º ano da nossa escola sede.
O concurso "Liberdade de expressão e redes sociais", uma iniciativa da Sic Esperança em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, recebeu um total de cento e dois trabalhos. O júri, constituído por Francisco Pinto Balsemão (presidente do grupo Impresa), Mercedes Balsemão (presidente da Sic Esperança), Isabel Alçada (escritora), Teresa Calçada (Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares) e Henrique Monteiro (Coordenador Editorial do grupo Impresa), selecionou o trabalho da escola EB 2/3 D. Afonso Henriques como o 2º vencedor.
O filme produzido por estes jovens com a coordenação das professoras Armanda Gomes (História e Educação para a Cidadania) e Ema Paula Nunes (professora bibliotecária e de Português), além da colaboração dos docentes Daniela Nunes (EMRC), Fátima Xavier (EV) e Nuno Mata reflete a grande preocupação para com os efeitos perversos das redes sociais. Salienta-se o apoio da Rádio Fundação na sonorização deste trabalho.
A todos os envolvidos e em especial aos alunos da turma D, do 9º ano, os maiores parabéns por mais um exemplo de Cidadania, de empenho e dedicação.