A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 12 de março de 2020

Mais palavras poéticas na Semana da Leitura

      Alunos do 7.º A e B deram voz aos poemas "Autopsicografia", de Fernando Pessoa, e "Com o fogo não se brinca", "O luna parque" e "A propósito de estrelas"  de Adília Lopes, na continuidade do trabalho desenvolvido pela Prof.ª Agostinha Costa, na aula de Português.
    Foram momentos de cultura, na Sala dos Professores, durante  o intervalo maior. A iniciativa criou frutos e é para se manter.
    




Fórum de Leitura na BE

O que seria uma verdadeira Semana da Leitura sem os Fóruns de Leitura?!
Fórum de Leitura do 7.º C 
A BE dando continuidade a uma atividade trimestral de incentivo à leitura e à interação entre leitores, realizou mais um Fórum com alunos do 3.º ciclo. 
U2 "Sunday" , pelo  5.º E
    Atendendo a que esta Semana se focava no Som das Palavras, pudemos contar com o momento que antecedeu a partilha de leituras, pela ação do Prof. José Marques e a turma  do 5.º E que nos proporcionaram um momento da música dos U2.


quarta-feira, 11 de março de 2020

Música e palavras

O valor da palavra bem dita e bem cantada é inesgotável e, na sala dos Professores, de novo houve essa magia imposta pela interpretação do talento emergente do aluno do 7.º D, Enzo da Lapa. Acompanhado pelo Prof. Luís Bessa, vivificou-se a voz de Amália Rodrigues com "Gaivota", poema Alexandre O'Neill, mais tarde relembrado pelos The Gift
A Prof.ª Ana Isabel Gonçalves, criando o cenário adequado, interpretou magnificamente o poema de Eugénio de Andrade "Adeus".
Momentos extraordinários da Semana da Leitura com "O som das palavras".

terça-feira, 10 de março de 2020

Música e poesia

     No intervalo antes de uma aula, soube bem ouvir o poema de Fernando Pessoa/Álvaro de Campos, bem a propósito do nosso inimigo n.º 1 atual, o COVID - 19. Assim, a Prof.ª Eugénia Almeida declamou com todo o entusiasmo a poesia "Tenho uma grande constipação"  de Álvaro de Campos.

Tenho uma grande constipação,

Tenho uma grande constipação,
E toda a gente sabe como as grandes constipações
Alteram todo o sistema do universo,
Zangam-nos contra a vida,
E fazem espirrar até à metafísica.
Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
Dói-me a cabeça indistintamente.
Triste condição para um poeta menor!
Hoje sou verdadeiramente um poeta menor.
O que fui outrora foi um desejo; partiu-se.
Adeus para sempre, rainha das fadas!
As tuas asas eram de sol, e eu cá vou andando.
Não estarei bem se não me deitar na cama.
Nunca estive bem senão deitando-me no universo.
Excusez un peu... Que grande constipação física!
Preciso de verdade e da aspirina.



Seguiu-se a melodia Knockin' On Heaven's Door de Bob Dylan interpretada pelo 5.º C, sob a batuta do Prof. José Marques.



Dia da mulher - Ser mãe é um "plus"


   A turma do 8.º D, na aula de Cidadania, esteve na BE, acompanhada pela Prof.ª Fátima Rodrigues e pela Dr.ª Teresa e viu o vídeo "Ser Mãe é um Plus", em que se abordou a segregação de que a Mulher é alvo, na procura de um emprego, pelo facto de ser mãe e isso nem sempre  não constar, favoravelmente, no seu currículo profissional. Paralelamente, fez-se referência ao painel elaborado pela Prof:ª Cândida Gonçalves.

Vale a pena ver este vídeo inspirado na realidade de muitas Mães: "Ser mãe é um plus"


segunda-feira, 9 de março de 2020

A Semana da Leitura já arrancou

  Foi com as palavras fortes, persuasivas, melódicas e muito atuais do poema "Urgentemente" de Eugénio de Andrade que se deu início à Semana Concelhia da Leitura que, este ano, tem como tema "O Som das Palavras".

   Nas salas de aula, às 11h, foi declamado e, na Sala de convívio dos Professores, a Prof.ª Natividade Oliveira deu voz poderosa a esta mensagem. Seguiu-se a música "Maria do Mar" de Luísa Sobral interpretada pelo Prof. Luís Bessa.

Urgentemente

É urgente o amor
É urgente um barco no mar

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

E nas aulas de Apoio individualizado os alunos deram o seu testemunho sobre o tema "O som das Palavras"


Para nós, as Palavras são muito importantes, pois com elas conversamos, comunicamos o que sentimos, podemos construir a paz, transmitir carinho, alegrar alguém e até formar uma amizade.

domingo, 8 de março de 2020

Histórias da vida - "Mãe Coragem", no Dia da Mulher

Trabalho colaborativo entre o Apoio individualizado, departamentos de Línguas e de Ciências Experimentais, PES e Biblioteca Escolar, como homenagem e símbolo da luta empreendida pelos Direitos da Mulher.
Gostava muito da minha Avó Arminda: era e é uma referência para mim, pela coragem e determinação, pela suavidade e firmeza das suas palavras e gestos. Era suprema naquilo que fazia e dizia! Jamais esquecerei as suas histórias de vida que, inseridas num contexto rural, podem ser exemplo para todos. Sobreviveu às agruras da vida e fez sobreviver a Família.
Trabalhou, desde novinha, no minério de volfrâmio, nas Minas da Borralha, em Vieira do Minho. (Este minério foi necessário, na 2.ª Guerra Mundial, para o fabrico de armas.) Sabia que não podia deixar este emprego, para poder dar o Pão aos seus três filhos, enquanto o marido, o meu Avô, estava na guerra, segundo dizia.
Um dia, grávida do segundo filho e estando a trabalhar, chegaram as dores do parto. De repente,