A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 19 de março de 2016

Cantigas e poesias andarilhas em Inglês

   No decurso da Semana da Leitura, a professora de Inglês Carmen Costa preparou os alunos do 1.º ciclo de Mascotelos, do Alto da Bandeira e do Salgueiral, para uma maratona de poesia, em língua estrangeira.
  Muito cientes do seu papel, deslocaram-se às salas dos colegas, cantaram e declamaram pequenos textos em inglês. 
     O resultado foi muito bom e os meninos aprenderam divertindo-se. Muito Parabéns pelo sucesso deste projeto!
na EB1 de Mascotelos
- alunos da sala 6 do Alto da Bandeira
alunos da sala 4 do Salgueiral


  Para dar as boas-vindas à Páscoa, cumprindo a tradição britânica "The Easter egg hunt", a referida docente proporcionou uma animada atividade lúdico-pedagógica, num lindo dia de sol, reproduzida neste vídeo da Caça aos ovos 

sexta-feira, 18 de março de 2016

O melhor leitor - 2.º período

Os alunos que mais se evidenciaram na leitura de livros da BE foram:


Clara Cadarso, 5.º B;
Ana Sofia Ceia, 6.º B;
Jéssica Costa,7.º E;
Margarida Fernandes, 8.º A; Ângela Leite, 8.º D;
Cristina Pereira, 9.º A.
Leitor adulto: Prof.ª Goretti Baptista

Um livro possibilita-nos múltiplas Viagens!
Parabéns a todos os leitores!





Desafio Cherub na BE!

O grupo de Português, com o apoio da Porto editora, lançou o desafio da leitura autónoma de um livro da coleção Cherub aos alunos do 7.º ano. Os premiados na prova de competência leitora do Recruta foram:
1.º lugar – Beatriz Pereira, 7.º A;
2.º lugar – Lídia Ribeiro, 7.º E;
3.º lugar – Laura Carvalho, 7.º A.
Parabéns a todos os participantes! Boas leituras!

Alunos participantes do 7.ºano

Alunas vencedoras

À conversa com a escritora Isabel Canário

Nesta Semana da Leitura, os alunos do 5.º D estiveram à conversa com a escritora Isabel Canário. Leram excertos da obra, exploraram as imagens, com as quais construíram novas histórias, e tiveram a possibilidade de conhecer os "caminhos" que um livro percorre até chegar ao leitor.


quinta-feira, 17 de março de 2016

Elos de paisagens - "O nosso país é um tesouro!"

Imagens do blogue  http://bercodomundo.blogspot.pt/
  "Porque somos do tamanho do que vemos", a BE partiu à procura de curiosidades e tesouros do mapa português, tendo como guia a Dr.ª Ruthia Portelinha.  
    Jornalista e autora do blogue http://bercodomundo.blogspot.pt/,  conduziu-nos com espírito de aventura e saber resultante das múltiplas viagens que faz, desde o berço.  

    E foi muito  interessante ficarmos a conhecer algumas 

JI e 1.º ciclo visitam a B.E.

   Os alunos do JI e EB1 do Alto da Bandeira e do Salgueiral visitaram a BE do Agrupamento. Muito atentos, observaram as exposições:"D. Afonso Henriques: um Agrupamento de sonhos" e "De Marconi à internet". 
   No âmbito da celebração do Dia do Pai, tiveram a possibilidade de ver, ler, interpretar e explorar as imagens do livro O Meu Pai. Visionaram a animação "Tal pai, tal filho" da série "Ruca" e, muito afinadinhos, cantaram "Panças, o comilão", do Panda e os Amigos, música que incide na importância dos hábitos alimentares corretos. 
  Foram momentos muito afetivos e enriquecedores nesta Semana da Leitura subordinada ao tema "Elos de leitura" à qual associamos "Elos de ternura".



terça-feira, 15 de março de 2016

Atrapalharte, na BE, com Bichos de Miguel Torga

A companhia de Teatro de Coimbra Atrapalharte esteve na BE, a convite do grupo de Português. Foi uma iniciativa muito interativa e divertida para os alunos do 8.º ano que tiveram a oportunidade de ver encenados os contos "Tenório" e "Miura" do livro de contos Bichos de Miguel Torga.


De Marconi à Internet - Exposição na Biblioteca a não perder!


Para assinalar a evolução de alguns meios de comunicação, ao longo de mais de um século, a BE tem patente, até abril, uma exposição pertencente ao Sr Meireles. A não perder!