A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 17 de março de 2016

Elos de paisagens - "O nosso país é um tesouro!"

Imagens do blogue  http://bercodomundo.blogspot.pt/
  "Porque somos do tamanho do que vemos", a BE partiu à procura de curiosidades e tesouros do mapa português, tendo como guia a Dr.ª Ruthia Portelinha.  
    Jornalista e autora do blogue http://bercodomundo.blogspot.pt/,  conduziu-nos com espírito de aventura e saber resultante das múltiplas viagens que faz, desde o berço.  

    E foi muito  interessante ficarmos a conhecer algumas 
lendas do Alto Minho e os espigueiros do Soajo, além de paisagens naturais. Entramos na Livraria Lello, onde JK Rowling se inspirou, vimos milenares animais fossilizados que permanecem nas  pedras em Penha Garcia, em Idanha, visitamos o castelo de Almourol,  onde se filmou parte da série "Templários", transmitida no Canal História, além do palácio da Pena, considerado um dos mais bonitos do mundo. Ficamos a saber que a Ponte 25 de Abril tem uma gémea nos EUA, S. Francisco, e que o farol de S. Vicente, datado do séc. XVI, era alimentado por azeite.
   Foi muito gratificante e enriquecedora esta visita que focou pontos nevrálgicos do nosso mapa de Norte a Sul. 
    Os alunos do 7. º ano aprenderam, interagiram e descobriram que podemos viajar de múltiplas formas: basta sermos organizados e que um livro também nos possibilita a evasão. Ficaram com vontade de querer saber mais e a dar valor ao muito que existe cá dentro! 
    Viajar, de facto, dá-nos a possibilidade de sermos muito mais felizes!