A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 30 de julho de 2022

As minhas Leituras

As minhas Leituras 

Semana da Leitura — A água é Património com EMRC



 

Estantes Saramaguianas

Ao longo do ano letivo, pela intervenção do Prof. José Manuel Teixeira, fomos dispondo as obras de José Saramago com o intuito de as divulgarmos nas várias edições. 

A par dessa seleção, enquadravam-se excertos das mesmas, 
para servir de incentivo e apreço para a sua leitura, além de 
discursos, caricaturas, imagens fotográficas, referências a 
prémios e a distinções.
Tentamos dar pequenos, mas fundamentados passos,  
para que esta hercúlea obra chegasse ao conhecimento 
dos mais novos e, de modo geral, a toda 
a Comunidade Educativa que muito se orgulha do nosso
 Prémio Nobel da Literatura.
.
Pelo legado deixado, muito obrigada, José Saramago!





sexta-feira, 29 de julho de 2022

José Saramago

 Ao longo do ano letivo, foi constituído um livro digital, onde sistematizamos todas as atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, sediado em Guimarães,  sobre a comemoração do 99.º aniversário de José Saramago.

Estas iniciativas empreendidas sob a coordenação Biblioteca Escolar (janela e prateleira da BE decoradas com a imagem do escritor, encenação da Hora do Conto, no 1.º ciclo, montras e estantes de livros, leituras em voz alta, produção textual e ilustração, além do enriquecimento do fundo documental com aquisição e oferta  de obras do autor) pretenderam estimular o conhecimento e gosto pela leitura da obra do nosso Nobel da Literatura.

Foi um verdadeiro trabalho de equipa que muito nos agradou e que pretendemos continuar.





quarta-feira, 27 de julho de 2022

CLUBE de LEITURA e ESCRITA CRIATIVA — Logótipos

A convite da Biblioteca Escolar, a Prof.ª Ana Maria Alves, nas suas aulas de Educação Visual com o 8.º ano, organizou este livro digital, onde se encontram os trabalhos criativos e originais que servirão de logótipo para o Clube de Leitura e de Escrita Criativa.
Estiveram expostos, no final do ano letivo, foram sujeitos a votação e selecionaram-se dois trabalhos: o da Rita e do António.
Parabéns
pelo empenho, nesta articulação entre Arte, Leitura e Escrita!




LER + RECADINHOS DE LEITURA

Já li três livros da coleção Princesas do reino da fantasia de Tea Stilton e gostei muito, pois fiquei a saber mais sobre reinos da fantasia. Com esta colecção, ganhei gosto pela leitura, pois dantes não gostava muito de ler, era uma seca; por isso, não desistam nunca de LER." 
Margarida Salgado Sousa, 5.º C

 

Eu gosto muito de LER, porque, quando leio, imagino na minha cabeça o que está a acontecer. Gosto, em primeiro lugar, de LER o livro e depois de ver o filme, porque os livros têm mais descrições do que um filme. 

Lia Oliveira, 6.º C

"Eu gosto muito de LER, porque, quando leio, imagino na minha cabeça o que está a acontecer. Gosto, em primeiro lugar, de LER o livro e depois de ver o filme, porque os livros têm mais descrições do que um filme."

Lia Oliveira, 6.º C


Boas Leituras! Poderás encontrar, na tua BE, alguns livros para estas férias! 

Envia o teu pedido para dafonsohenriquesbib@gmail.com ou pelo facebook da BE