A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 1 de março de 2013

Feira do Livro

A Feira do Livro constituiu mais um momento de proximidade entre a comunidade educativa e os livros. Assim, todos tiveram oportunidade de contactar com as mais recentes novidades editoriais a um custo mais acessível.
Houve declamação coreografada da poesia “Viva a Liberdade” de Sérgio Godinho, pelos alunos do 7.ºD, o visionamento de uma pequena animação sobre o uso correto do computador portátil, além do preenchimento de uma ficha (da autoria do prof. Nuno Mata) que lançava o repto aos alunos do 3.ºciclo: “Se fosses para uma ilha, que livro levavas?” e que foi reveladora dos seus hábitos de leitura.




 

À Roda dos Livros

Esta atividade, que visa promover a leitura junto dos alunos, tem como principais intervenientes professores que frequentam a Biblioteca Escolar. Assim, num ambiente acolhedor e com um baú de livros selecionados, estabelece-se a empatia necessária propiciando uma comunicação agradável e construtiva. E foram muito agradáveis as informações retidas: se hoje os livros estão acessíveis, dantes, as populações de terras mais distantes da urbe tinham de esperar que uma carrinha da Gulbenkian facultasse uma biblioteca itinerante, para que miúdos e graúdos tivessem acesso aos livros. Os alunos ficaram a saber os hábitos de leitura dos professores e como os seus gostos foram evoluindo, de acordo com a idade e com a atividade profissional que desenvolvem.
Todos foram unânimes em salientar a enorme importância da leitura para o crescimento pessoal e profissional, além de ser uma excelente companhia.