A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Concurso “Outono e o S. Martinho”

Aceitando o desafio motivador de um concurso e revelando muito empenho, arte e dedicação, a BE recebeu e expôs trabalhos, em suportes diversos, dos alunos do Agrupamento, de modo a celebrar o Dia do S. Martinho e o Outono. 

Dia do Origami - 11 de Outubro - – workshop “Cria o teu origami”

Promover a elaboração de origamis foi um dos objetivos da BE, no dia em que se comemora esta arte secular tradicional japonesa de dobrar o papel. Além de uma excelente terapia de ocupação de tempos livros, é exercitada a imaginação, a motricidade, a concentração, a paciência criando-se representações com as dobras geométricas de uma peça de papel sem cortar ou colar.

A Prof.ª Daniela Nunes aceitando a proposta da BE e indo de encontro ao tema curricular “O Amor e os afetos”, abordado neste mês, trouxe os alunos do 6.º e 8.º anos à BE. Durante 45, conheceram esta arte, aprenderam a fazer um Origami com a forma de coração, ilustraram-no com uma frase sobre o tema. Este coração - marcador de leitura será oferecido a alguém especial.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Biblioteca Fora de Portas

“O que é isto de pintura? – Uma outra linguagem que o Homem desenvolveu, entre as muitas a que tem acesso, como a Música. A linguagem da alma.” 
Foi este o mote para uma interessante e instrutiva conversa com o Prof. Salgado Almeida que nos recebeu nas instalações da Junta de Freguesia de Creixomil, para nos apresentar uma exposição coletiva de quadros. Nela observavam-se ressonâncias de pinturas ancestrais, tempo em que as grutas ”eram o útero da Terra” até Kandinsky, o 1.º pintor abstrato.

      Os alunos partiram para uma nova aventura que lhes permitiu descobrir e até efetuar analogias com as aulas de História e, através de uma breve sinopse pela História da Arte, aperceberam-se de que através dela se pode escrever a História da Humanidade.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Jogos matemáticos

Decorreu, na BE, durante a tarde de 4.ª f. , dia 9 de novembro, a etapa inicial da edição dos Jogos Matemáticos que envolveu alunos do 2.º e 3.º ciclos. Haverá mais fases de seleção com o objetivo de se determinar os alunos representantes para o Concurso Nacional da Matemática que vai ocorrer este ano letivo, em março, em Guimarães.