A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Autor do Mês

A iniciativa de promoção de leitura de autores clássicos Autor do Mês é dedicada a Cesário Verde.

 José Joaquim Cesário Verde e Pires nasceu a 25 de fevereiro de 1844, em Lisboa. Este Poeta estudou apenas algum tempo, na universidade, o curso de Letras. Residiu na Trofa e na cidade do Porto, repartindo-se entre a atividade comercial e a poesia que publicava nas principais revistas e jornais. Em 1901, os seus poemas foram reunidos por Silva Pinto e publicados com o título O Livro de Cesário VerdeEsta obra consagrou-o como um grande poeta impressionista da Literatura Portuguesa.

Cesário Verde faleceu a 19 de julho e 1886, em Lisboa. 

  

Os meus avós e eu

 Inspirados pelos textos de José Saramago «Carta para Josefa, minha Avó» e «O meu avô também» retirados do livro Deste mundo e do outro, os alunos do 6.º B, C e D, na aula de Português, com a Prof.ª Eugénia Almeida, redigiram Cartas muito emotivas dirigidas aos seus Avós, nas quais revelam o grande afeto que por eles têm.




A maior Flor do mundo

 

No 1.º ciclo, na continuidade da celebração do 99.º aniversário natalício de José Saramago, a obra A maior flor do mundo foi explorada pela Prof.ª Luzia Teresa Vilares Monteiro, que se vestiu a rigor. A indumentária foi confecionada com a colaboração da D. Diana da E.B. do Alto da Bandeira.
Que lindas!




Nova estante de livros de José Saramago


 Uma nova estante com a edição dos livros de capa amarela de José Saramago está patente, na BE, ao lado de caricaturas que, expressivamente, o retrataram. Visita-nos e requisita um livro!
Ler ajuda-nos a sair de onde estamos!.


Fevereiro - Mês dos Afetos

     


    
O expositor de livros é dedicado, este mês, aos AFETOS. Num placard, pela ação da Prof.ª Anabela Faria, a palavra AMOR surge em várias línguas.
Toda a BE convida-nos a refletir neste poderoso sentimento, que move as nossas ações, através de frases de escritores escolhidas pelos alunos e docentes, que se desprendem de singelos corações e decoram todo o espaço.

"O Amor é assim"

             Baseados na música "O Amor é assim" do grupo HMB, os alunos do 8.º ano, na disciplina de EMRC, elaboraram receitas "bem fundamentadas" e originais, para curar os males de Amor.

Este "receituário" poderá servir para aliviar algum mal estar. Aconselha-se a sua posologia qb.

Parabéns pela brilhante iniciativa que resultou numa exposição na BE.