A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Oficina de Escrita Criativa - Ombela – A Origem das Chuvas


Resultado de imagem para ombelaOficina de Escrita Criativa como consequência da exploração da obra Ombela – A Origem das Chuvas

Esta obra fala-nos de emoções e na turma do 4.º ano da EB do Alto da Bandeira, cuja Prof.ª Titular é a Prof.ª Helena Pacheco, cada aluno exprimiu o que sentia quando estava contente e triste. Eis alguns trabalhos de expressão escrita.

Eu chamo-me Mafalda e tenho 9 anos. Como toda a gente sabe, há momentos felizes e tristes na vida. Hoje vou contar-vos como combato os meus momentos tristes. Costumo isolar-me e se tiver um livro, leio-o, mas

Contos de Natal


A Biblioteca Escolar recebeu os alunos dos 5.º e 6.º anos, para ouvirem a leitura de um conto de Natal. proporcionada pelos seus professores de Português. Foi um momento aconchegante em que se falou sobre os costumes, tradições e valores do espírito natalício.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

A gata Gatilde - Oficina de ilustração

       Na sequência da Hora do Conto, como comemoração do Dia do Animal, em que a obra destacada foi A gata Gatilde de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, os alunos do 2.º ano, orientados pela Prof.ª Helena Paredes, criaram  ilustrações muito sugestivas como símbolo do que sentiram perante uma obra de afetos e de valores pelos amigos e animais.


Trabalhos da turma AB 3
.

Oficina de Marcadores de Leitura natalícios


Durante um tempo livre, os alunos do 7.º D decoraram Marcadores de Leitura com mensagens natalícias que a Prof.º Cândida Gonçalves organizou numa bela árvore de NATAL e que pode ser vista na Biblioteca Escolar.
Visita-nos e leva o aconchego de um livro para estas férias!

   Vê este vídeo
 Limpa o pó aos livros

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Fórum de Leitura do 8.º A

A turma do 8.º A reuniu-se na Biblioteca para divulgar as suas leituras. Orientados pela Prof.ª Natividade Oliveira, falaram sobre o conteúdo e as lições de vida que ressurgiram das obras que leram;  e houve até um livro que suscitou a curiosidade de quase todos - Anjos e demónios de Robert Muchamore.
De um modo geral, os discentes gostaram muito da atividade pela aprendizagem e pela postura cívica, de modo a conseguirem enfrentar um auditório, o que lhes proporcionará competências para a vida não só escolar como também pós-escola.