A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Oficina de Escrita Criativa - Ombela – A Origem das Chuvas


Resultado de imagem para ombelaOficina de Escrita Criativa como consequência da exploração da obra Ombela – A Origem das Chuvas

Esta obra fala-nos de emoções e na turma do 4.º ano da EB do Alto da Bandeira, cuja Prof.ª Titular é a Prof.ª Helena Pacheco, cada aluno exprimiu o que sentia quando estava contente e triste. Eis alguns trabalhos de expressão escrita.

Eu chamo-me Mafalda e tenho 9 anos. Como toda a gente sabe, há momentos felizes e tristes na vida. Hoje vou contar-vos como combato os meus momentos tristes. Costumo isolar-me e se tiver um livro, leio-o, mas
se não o tiver, faço “Quantos queres” ou tento pensar em coisas engraçadas. Quando estou contente, brinco e faço jogos com os meus amigos no recreio.
E é assim que combato a tristeza e faço fluir a alegria em mim.

Mafalda Ribeiro


Eu, quando estou triste, sinto que ninguém se preocupa comigo, mas, no fundo, há sempre alguém preocupado que consegue perceber o que sinto. Quando estou triste, há sempre alguém como o meu pai que leva sempre tudo na palhaçada, o que muitas vezes resulta, pois faz-me esquecer a causa de eu estar triste. Outra pessoa que me ajuda, quando estou triste, é a minha mãe que é a parte carinhosa, ela dá-me beijos e mimos, o que faz que eu perceba que está tudo bem. Outra coisa que me ajuda quando estou triste, não os meus pais, mas sim um passatempo, um livro, um jogo ou até os meus irmãos.


Mafalda Faria

Chamo-me Leonor, tenho 9 anos e gosto de jogar à macaca. O que me faz feliz é estar com a minha família e fazer atividades com os meus amigos. Fico contente, quando vou com a minha família ver um filme ao cinema, porque comemos pipocas e nos divertimos muito todos juntos. Gosto de estar com os meus amigos, porque fazemos jogos e brincamos muito. Fico triste quando alguém me berra ou quando faço algo de mal. Quando estou triste, vou para um lugar sozinha e penso em coisa boas para me alegrar.

Leonor Mendes