A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 23 de janeiro de 2016

1.ª fase do CNL. Parabéns aos selecionados!

      Em Dezembro, na excelente iniciativa de promoção de leitura, em que se transformaram os Fóruns, foram selecionados os alunos para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura
      
     Houve grande diversidade e criatividade nesta partilha e marketing dos livros. A BE presta um agradecimento especial aos alunos e professoras que participaram com tanto empenho.
      Os alunos da nossa escola que estarão na fase distrital, no dia 22 de Abril, em Barcelos, a celebrar o Dia Internacional do Livro, são o Eduardo Rafael Ribeiro Teixeira, a Joana Maria Teixeira de Jesus Pereira e o Diogo de Sá da Silva Matos. Os livros para leitura são Trash - Os Rapazes do Lixo de Andy Mulligan e Bicicleta à chuva  de Margarida Fonseca Santos. 
Parabéns aos vencedores!    
 " Ler engrandece a alma!"                 


A Porto Editora ofereceu livros para premiar estes alunos.

27 de Janeiro - Dia Internacional do Holocausto

   Neste mês em que a BE assinala o Dia Internacional do Holocausto com atividades, salientaremos o português que ajudou a salvar milhares de judeus: Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Bordéus.
Exemplo de um visto concedido pelo diplomata português.

     Poderás saber um pouco mais deste herói, através do filme estreado em novembro de 2012, Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Bordéus, dedicado ao cônsul português que, durante a segunda Guerra Mundial, desrespeitou a proibição de Salazar concedendo 30.000 vistos a refugiados judeus, livrando-os dos campos de concentração. Tal atitude heróica e de grande humanismo,  provocou o fim da sua carreira diplomática e a  ruína.
     Pela relevância da sua ação, foi denominado mundialmente pelos judeus como "Justo entre as nações".

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Músicas de Reis na EB1 do Alto da Bandeira

   Para celebrar a festividade dos Reis, os alunos do 6.º B foram interpretar, na escola EB1 do Alto da Bandeira, algumas melodias, através da flauta, orientados pelo Prof. Sousa e Silva, que tocou também órgão. De modo a abranger a comunidade educativa, realizaram-se dois pequenos concertos para o JI e 1.º ciclo, que tiveram início com a declamação da "Cantiga dos Reis", uma cantiga popular de Barcelos, recolhida por Luísa Miranda, retirada do livro O meu primeiro livro de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen.
  Foi uma experiência muito agradável pela partilha musical e pelo modo afável como nos acolheram. Prometemos voltar para mais um pequeno concerto. 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Participa no Concurso do PNL


   

"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."  Mário Vargas Llosa