A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Hora do conto no 1.º ciclo

Wook.pt - Desculpa... Por Acaso és Uma Bruxa?Ao longo do mês de janeiro, os alunos das escolas do 1.º ciclo tiveram a Hora do Conto. Esta atividade de promoção da leitura visou estimular o gosto pelo livro, leitura orientada e autónoma desenvolvendo outras competências associadas.
Na EB1/JI do Alto da Bandeira, como porta de abertura para uma nova biblioteca, foi lida transversalmente para todas as turmas a história Desculpa, por acaso és uma bruxa. de Emily Horn. No fim, consoante a faixa etária, os alunos produziram desenhos e textos, dando uma sequência à história de um gatinho fofo que gostava muito de frequentar a biblioteca.
Imagem relacionada

Foto de EB1/JI Mascotelos.Foto de EB1/JI Mascotelos.Nas  restantes escolas EB1/JI do Agrupamento, foi lida e explorada "A menina do cabelo de ouro" de Luísa Ducla Soares, da  obra Seis Histórias às avessas, permitindo-se que, após a leitura desta narrativa aberta, os alunos desenhassem ou escrevessem a continuidade possível do enredo. Foram excelentes momentos bastante heterogéneos e enriquecedores.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Dia mundial do puzzle

Celebra-se, hoje, o Dia Mundial do puzzle. Esta arte, que foi criada por um professor de geografia, para que os alunos fixassem os conteúdos da sua disciplina, transpôs fronteiras e hoje é uma das estratégias lúdico-pedagógicas para motivar à concentração, à aprendizagem  e ao silêncio.
A BE ao longo da semana tem disponíveis, em algumas mesas, puzzles de graus diferenciados de dificuldade, o que tem suscitado a adesão dos seus utilizadores.