A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sábado, 26 de junho de 2021

Exposição virtual "Povos e Continentes" - 8.º ano, Geografia

      Desde os primórdios da Humanidade, razões diversas levaram a que os povos da Terra adotassem formas de estar e de viver diferenciadas umas das outras.

  





     Cada um destes povos ou grupos étnicos têm em comum, para além de características biológicas hereditárias específicas, uma bagagem de tradições históricas, reforçadas por aspetos de identidade cultural, que os faz destacar uns dos outros.
 

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Ler

De Maria Teresa Maia Gonzalez, Estrela à chuva.

 Ler, sem dúvida, permite muitas "viagens" interessantes e algumas delas coincidem com a vida dos leitores. 

Durante estas últimas semanas de aulas, os Fóruns aconteceram como a concretização de um projeto de leitura planificado, ao longo do ano letivo, e acrescentaram saber.

Parabéns a todos os intervenientes e aos docentes que motivam os seus alunos para estes momentos inesquecíveis.

Nestas Férias, não te esqueças de levar um livro na bagagem!



Apresentação oral do livro Estrela à chuva de Maria Teresa Maia Gonzalez

     O livro que apresentei no Fórum de Leitura chama-se Estrela à chuva de Maria Teresa Maia Gonzalez. Este livro fala sobre duas meninas, uma é a Estela que sonha em ser uma estrela, por essa razão inscreveu-se num concurso de modelos femininos. Estela estava tão obcecada nessa ideia que acaba por subjugar a mãe, ignorar toda a gente, até mesmo a escola.

Visita da Biblioteca Itinerante

     A Biblioteca Itinerante chega à escola D. Afonso Henriques com novidades fresquinhas. O Sr. Carlos e o Sr. Machado tiveram o prazer de nos mostrar o interior da sua bela carrinha que transporta uma pequena biblioteca. Esta carrinha leva livros às escolas que, infelizmente, não têm uma Biblioteca. Visitam também o estabelecimento prisional e dão oportunidade aos detidos de poderem viajar no mundo da leitura, mesmo sem sair do seu lugar.

  Durante este ano letivo, porém, reduziram as suas visitas, devido à pandemia que, atualmente, nos impede de efetuar algumas coisas que dantes fazíamos.

      Mas LER continua a vencer!

 Jornalistas: Mafalda Ribeiro do 5.º E, Lara Oliveira  e Teresa Silva do 7.º E

Foram também estes técnicos que, semanalmente, desde setembro, transportaram os 9.400 livros que constituem o acervo documental da nossa BE, para terem um registo digital na Biblioteca Municipal e serem incluídos no catálogo concelhio, que integra todas as BE do concelho.

  Muito obrigada a todos os técnicos envolvidos neste processo.


segunda-feira, 21 de junho de 2021

Conselho Eco-Escola na BE

     Cumprindo-se a tradição, ocorreu, na BE, a sessão do Conselho Eco-Escolas, sob a coordenação da Prof. ª Ana Gonçalves com a presença dos delegados de turma, que irão replicar esta informação junto dos seus colegas. Foi uma reunião muito interessante e abrangente, na medida em que se apresentaram todos os projetos desenvolvidos por diversas disciplinas, sob a égide da Ecologia. 

 
     Parabéns todos os envolvidos que, certamente,  terão práticas muito mais assertivas em prol da proteção ambiental          . 
      Podes aceder a  mais informação no blogue http://ambientenaescola.blogspot.com/