A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 4 de março de 2022

LER SARAMAGO!



    No dia 2 de março, recebemos a visita de dois Técnicos da Biblioteca Municipal Raul Brandão. Perspectivando a Semana Concelhia da Leitura, foi lançado um  desafio a todas as BE do Concelho: gravar uma mensagem retirada de uma obra de José Saramago. A escolhida para o nosso Agrupamento recaiu no livro A viagem do elefante
     Foi um momento especial em que os intervenientes, a Matilde e o Simão do 4.º ano, da EB do Salgueiral e do Alto da Bandeira - alunos que irão representar-nos na Fase Intermunicipal do CNL -  ao lado da Prof.ª Luzia experimentaram o sabor de ler, para outros meninos. Esta atividade servirá também para  as Leituras Solidárias. 

4 de março ―Dia Mundial da Obesidade

  “No Dia Mundial da Obesidade, que se assinala em 4 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou o sucesso português no combate à obesidade infantil – um dos principais desafios na região europeia da OMS – com o imposto sobre as bebidas açucaradas.https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/03/05/dia-mundial-da-obesidade/

Os conteúdos programáticos de Ciências Naturais serviram de mote para os alunos do 6.º A, orientados pela Prof.ª Manuela Gomes Alves, lerem e ilustrarem alguns momentos da obra Alberto no país dos excessos de Cidália Fernandes, que estão organizados neste e-book editado pela Prof.ª Irene Salgado. 

https://read.bookcreator.com/UrQFJCipNyfK3FSBmc6wjyezALX2/w4c_WSvqRqK8M2AlI440Mg

Esta história, através de Alberto, o protagonista, e de Ernesto, que é obeso e vítima de bullying, foca a importância de uma alimentação equilibrada e a prática do exercício físico, para termos uma vida saudável e mais feliz.

Queres LER esta obra?!

 

quinta-feira, 3 de março de 2022

A Maior Flor do Mundo

Ilustrações efetuadas pelos alunos da turma do 4.º ano da Prof.ª Helena Paredes, da EB do Alto da Bandeira, após a leitura da obra A maior Flor do mundo de José Saramago. Esta exposição da AB 7 está patente  na BE da EB do Alto da Bandeira.

 


Nova estante de Saramago

Uma nova estante de obras de José Saramago, para enriquecer a BE e atrair novos leitores.

 

Autor do Mês - CAMILO CASTELO BRANCO


Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu, em Lisboa, aos 16 de Março de 1825. Este prolífero autor em vários domínios da escrita frequentou Medicina e Direito na Universidade do Porto. Como escritor, legou-nos A Brasileira de PrazinsAmor de PerdiçãoA Queda de um Anjo (romances), o Morgado de Fafe (teatro), Novelas do MinhoA CorjaMaria Moisés (novela) A Infanta Capelista (historiografia) e como poeta publicou um livro intitulado Poesia. Dedicou-se ainda, na imprensa, à crítica, à cronica e à tradução.
 

 Este génio da escrita, que foi agraciado pelo rei D. Luís com o título dee 1.º Visconde de Correia Botelho, faleceu em S. Miguel de Seide (Famalicão) em 1 de junho de 1890. Após a sua morte, saíram várias obras que estavam no prelo (Memórias de Guilherme Amaral).