A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CHEGOU O OUTONO

O Outono chega no dia 22 de Setembro e despede-se no dia 20 de Dezembro, para dar lugar ao Inverno que é o tempo do Natal e das prendinhas.
         Nesta estação, as folhas ganham novas cores e as árvores ficam sem elas, porque o vento bate com mais força. A temperatura muda de repente: ora está sol, ora está chuva e frio. O barómetro ajuda a ver as mudanças atmosféricas. Quando chove, podemos ficar constipados e doentes e, por isso, podemos ter que medir a temperatura com o termómetro. Devemos vestir roupas confortáveis que nos agasalhem.
É também a hora de plantar novas árvores por todos os lados e recolher as folhas secas. É a altura das castanhas assadas, dos magustos, de celebrar o São Martinho e de acender as lareiras.
Na Biblioteca, lemos o livro O Outono de Paula Oliveira, a ilustradora é Lena, para conhecermos melhor o que acontece nesta estação, que é uma das nossas preferidas. Ficamos a saber que os gansos voam em V para serem mais rápidos e que a palavra edredão era o nome de uma penugem de pato.

Diogo André, Bruno e Sofia  5.º E
 Na BE, está patente uma exposição sobre o tema “Chegou o Outono” da autoria do Prof. Nuno Mata.