A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Concurso Nacional de Leitura

A Prova da fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura está a chegar. As alunas selecionadas têm vindo a preparar-se, durante os tempos livres e nos intervalos, na Biblioteca Escolar  e em casa.
Parabéns pelo seu empenho!


CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2020
FASE MUNICIPAL – Concelho de Guimarães

REGULAMENTO

O presente regulamento estabelece as regras gerais do Concurso Nacional de Leitura 2020, Fase Municipal, a realizar na Biblioteca Municipal Raul Brandão, Guimarães, no dia 11 fevereiro de 2020, às 13h00.


Artigo 1.º
Objetivos

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral nas crianças e jovens do Concelho de Guimarães.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Ler um Livro

Eu gosto de ler, porque é divertido e não cansa. A leitura de um livro transmite-me novos conhecimentos, traz-me recordações e informa-me sobre alguns assuntos, prevenindo‑me do que possa vir a acontecer.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Aguardamos a tua visita à nossa BE
Um livro é um amigo que partilha connosco as suas histórias. Ele é uma óptima companhia, porque nos permite viajar, sonhar, viver em diferentes fases da vida, num tempo cronológico diferente do nosso. Por exemplo, o livro Diário de Anne Frank possibilita-nos viver um passado muito árduo, durante a 2.ª Guerra Mundial.
Ler um livro possibilita-nos momentos de felicidade e, às vezes, faz-nos rir. No entanto, pode causar algumas tristezas e até fazer-nos chorar. Existe muita magia nas páginas de um livro. É um tesouro que nos torna mais cultos e menos ignorantes, mais livres e poderosos, porque ler é saber mais!
Podemos abrir e fechar um livro quando quisermos. Um livro pode mudar a nossa vida!

Luana Vale, 6.ºA

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Palestra Intercultural sobre Migrações



No âmbito do Projeto MIND
Migrações, Interligações e Desenvolvimento,
concretizou-se, na BE, uma palestra organizada pela Prof.ª Daniela Nunes, docente de EMRC, como corolário do DAC entre as disciplinas de Português, Geografia e de EMRC, com as turmas do 8.º ano.
Estiveram presentes alunos e uma Encarregada de Educação que falaram dos países de onde provieram, nomeadamente, África do Sul, Brasil, Inglaterra, Polónia e Síria.
Foi um evento muito proveitoso em que houve o testemunho de vivências e ressaltou-se a tónica da tolerância dizendo "Não" ao Racismo, porque efetivamente, todos poderemos, um dia, ser migrantes. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Exposição "Ementas saudáveis"

Está patente, na BE, uma exposição sobre Ementas Saudáveis comissariada pelas Professoras Ana Maria Gonçalves e Cristina Rebelo e recolhidas   pelos alunos do 9.º ano.

Equilibradas, atrativassaudáveis e sustentáveis, ou seja, amigas do ambiente, respeitam a Dieta Mediterrânica  e contribuem para uma alimentação diversificada.


Concurso "Uma Aventura Literária"


Gostas de ler e de escrever, desenhar ou filmar? Participa neste concurso literário promovido pela editorial Caminho. A nossa escola já foi premiada, nesta iniciativa, com trabalhos de alunos.