A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 23 de março de 2017

Atelier de marcadores de leitura "Celebrando Raul Brandão"


Ainda no âmbito da Semana da Leitura e celebração dos 150 anos de  Raul Brandão, após visionarem um ppt biográfico, os alunos elaboraram marcadores de leitura nos quais registaram pequenas mensagens do autor, entre elas: "De dia, podo árvores, de noite,

sonho"
e "Ainda o que nos vale são as palavras para termos a que nos agarrar".





terça-feira, 21 de março de 2017

Dia da Árvore e da Poesia

«A poesia é uma arma carregada de futuro.»
Gabriel Celaya
 


Para comemorar, a 21 de março, o Dia da Árvore e da Poesia, a Biblioteca Escolar propôs a leitura expressiva de um poema e uma breve alusão à efeméride ,  no início do 1.º tempo da manhã. O Dia da Árvore foi comemorado, pela primeira vez, nos Estados Unidos da América, em 1872. Coincide com a chegada da Primavera e procura-se chamar a atenção de todos nós para a importância das árvores na nossa vida e na vida do Planeta Terra. O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março e foi instituído pela UNESCO,  em 1999, com o propósito de promover a leitura, a escrita, a publicação e ensino da poesia, no mundo.


Podes ler aqui alguns poemas

segunda-feira, 20 de março de 2017

Feliz Primavera!

DSCF7130.JPG
Camélia  - Árvore plantada num recinto do jardim.
    "De dia podo as minhas árvores, à noite sonho."

Raul Brandão, Húmus  

       


         A vinda da Primavera coincide, regra geral, com o Dia da Árvore e da Poesia. No entanto, esta estação chegou mais cedo, a 20, pelas 10h29. E, apesar do sol não estar radioso, o jardim da nossa escola transbordava de colorido com as magnólias floridas.
Para acrescer a esta agradável profusão de cores, no canteiro das figuras musicais,  foram plantadas uma japoneira e uma magnólia, oferecidas pelo horto da Câmara Municipal de Guimarães, em homenagem aos 150 anos do nascimento do escritor Raul Brandão, atendendo a que as árvores tiveram grande relevo na sua obra.