A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Festas felizes

email_natal_2018

Hora do conto natalícia

Wook.pt - Os Dez Desejos de Natal
  Através da história do PNL Os dez desejos de Natal de Claire Freedman com ilustração Gail Yerrill, e acompanhada de um cenário, a equipa da Biblioteca presenteou os alunos do JI e 1.º ciclo do Agrupamento  com a Hora do Conto natalícia levando-os a pensar nos desejos que gostariam de realizar, tornando esta época ainda mais cintilante. No fim, a melodia "A rena Rodolfo".

Presépios dos alunos do 5.º ano

   A Biblioteca ficou decorada com Presépios produzidos, com materiais reciclados, pelos alunos do 5.º ano inscritos na disciplina de E.M.R.C. Todos evidenciaram muita criatividade e interação com a Família, como o espírito da época natalícia motiva, acrescentando beleza e calor a este espaço.

A toda a Comunidade Educativa, Feliz Natal!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Concurso Nacional de Leitura - fase interescolar do 1.º ciclo

Bertrand.pt - O Tubarão na BanheiraNo dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, data em que se assinala a atribuição da distinção de Património da Humanidade à cidade de Guimarães, os alunos do 4.º ano do Agrupamento efetuaram a Prova, para se apurar os selecionados para a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura. A obra em destaque foi O tubarão na banheira de David Machado com ilustrações de Paulo Galindro.
A prova decorreu com normalidade e foi muito bom ter observado que a leitura integra a rotina destes alunos e que isso se reflete nas suas competências leitoras.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Fóruns de Leitura

Os Fóruns de Leitura voltaram a surpreender alunos e docentes pela criatividade e empenho dos que neles participaram. Muitas propostas de novos livros e, sobretudo, foi evidente maior autonomia e capacidade de saber criar uma opinião bem fundamentada sobre a leitura de bons livros.
Esta atividade para o 3.º ciclo culminou na seleção dos alunos que participarão na fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Contos de Natal ilustrados

            O pintor e Prof. Salgado Almeida participou, na BE, nas atividades natalícias desenvolvidas pelo grupo de Português. Assim, em simultâneo com a leitura expressiva de Contos de Natal, direcionados para os alunos do 2.º ciclo, nasceram, graças à sua criatividade e arte, animadas ilustrações que encantaram os presentes e tornaram a magia desta quadra mais intensa.