A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Fórum de Leitura

O 7.º B brilhou, mais uma vez, no Fórum de Leitura realizado na BE, que foi desenvolvido no contexto da aula de Português. Neste último período, a divulgação dos livros incidiu, sobretudo, nos contos de autores portugueses como Sophia Andresen e Miguel Torga, mas também se evidenciou a promoção da poesia e do teatro. Para complementar esta competência leitora, os alunos apresentaram objetos associados aos temas das obras lidas, o que engrandeceu o Fórum. 

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Desafios Matemáticos - vencedores

   Ao longo do ano letivo, as Professoras Alice Areias e Alice Carvalho, colaboradoras da BE, propuseram, mensalmente, aos alunos a resolução de Desafios Matemáticos, sob a forma de concurso, sujeitos a um regulamento.
    Estes exercícios lúdico-pedagógicos apelavam para o raciocínio lógico-matemático e eram afixados num local visível para que, autonomamente, os alunos os realizassem e colocassem as soluções numa caixa, para depois serem avaliados.
    

 
Os premiados pela boa participação e imaginação matemática foram: João Martins, 5.º C; Ana Rita, 5.º A; Sofia Freitas, 8.º D e Ricardo Moreira do 7.º A.
  Os vencedores pela participação em grupo foram: Nuno Martins, Tiago Silva e Diogo Sá do 8.º B. 
     A todos foram oferecidos prémios da Porto editora.


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Feliz dia da criança!

"O melhor do mundo são as crianças"in "Liberdade" de F. Pessoa
                                                            

Ser criança  
Joana Freitas – 6.º B

A infância não é permanente, então, devemos aproveitá-la bem. Enquanto podemos, devemos saltar, brincar, imaginar, criar… É por isso que é bom ser criança. As crianças têm a alegria de viver e a criatividade para tornar o mundo ainda melhor. Está bem, também fazem malandrices. Mas, como se diz por aí: ”Faz as traquinices enquanto és criança, porque depois, mais tarde, vais preso!”. 
Eu acho que ser criança é…indescritível. É um pouco parecido com um esconderijo para fugir às responsabilidades, brincar com as outras crianças esquecendo o mundo em volta.Depois vem a escola. Aquele sítio onde passas a tua infância quase toda, brincas, aprendes, fazes amizades. Podes até não gostar da escola, mas se pensares nos teus amigos, ainda ganhas um pouco de paciência e umas gotas de vontade de lá estar. Eu admiro as crianças. A sua personalidade, os sorrisos no meio de choros, os “porquês?” que elas tanto perguntam. Eu tenho orgulho de ser criança. E, se alguém afirmar o contrário, eu irei com certeza discordar.
             "A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes"- Óscar Wilde