A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 13 de maio de 2016

            A Biblioteca é educativa:

aula de teatro, em EMRC, na BE

O Direito à Justiça

quinta-feira, 12 de maio de 2016

"O Pão - momentos doces e de partilha", em EMRC, na BE.


Para motivar os alunos de EMRC do 6.º ano para o conteúdo programático "O Pão", a Prof.ª Daniela Nunes instalou uma pequena cozinha, na BE, ensinando os alunos a confecionar panquecas. 












    

Através desta atividade, que tanto lhes agradou, em que interagiram na produção do doce, cultivaram os valores da partilha e da solidariedade, aumentaram a literacia informativa, pois aprenderam uma receita, tomaram notas, para a reproduzir em casa, e, expressivamente, leram um livro sobre o tema. No fim, um lanche especial. A  BE sem dúvida que ficou mais doce!

Hino da Alegria na BE

Para celebrar a Semana da Europa, a turma do 6.º B, na aula de Ed. Musical, interpretou, na BE, o "Hino da Alegria" que foi ouvido pelos alunos do 3.º e 7.º anos.
Simultaneamente, o grupo de Geografia tinha patente uma exposição de trabalhos de alunos ressalvando 30 anos da integração de Portugal na União Europeia. Nela, salientaram a diáspora dos refugiados que procuram, desesperadamente, na Europa, um refúgio seguro para uma vida tão violenta.

Visita à exposição "De Marconi à Internet"


A BE teve patente uma exposição ressalvando o percurso das telecomunicações desde Marconi à atualidade. Após o visionamento de um ppt introdutório, os alunos  puderam conhecer objetos antigos com mais de 100 anos, que já não fazem parte do quotidiano, mas que permitiram o acesso à comunicação. Mais surpreendidos ficaram ao constatar que um telemóvel abarca uma multiplicidade de funções que contabilizamos de mais de 20 e que o inventor Marconi,1874-1936, foi o precursor do Wifi, no século XIX, através da criação de um sistema de comunicação de telegrafia sem fios.




segunda-feira, 9 de maio de 2016

As 50 obras essenciais da Literatura Portuguesa


Estudo feito pelo Diário de Notícias
50 obras essenciais da Literatura Portuguesa


Quem é o autor mais importante da literatura portuguesa? Quais são as obras fundamentais em todos os géneros literários?
Os Lusíadas de Luís de Camões continua a ser a obra mais importante da literatura nacional. Em seguida, o Livro do Desassossego de Fernando Pessoa (heterónimo Bernardo Soares) é aquela que os especialistas mais apreciam. Quais serão então as outras obras essenciais dos nossos escritores?

domingo, 8 de maio de 2016

Magia ou Ciência?


É já este sábado que poderás participar na atividade promovida pela  Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Inscreve-te, gratuitamente, até ao dia 12 de maio.