A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Harry Potter em destaque


Resultado de imagem para harry potterNo Dia do Agrupamento, um grupo de apreciadores da obra de J.K. Rowling do 2.º e 3.º ciclos juntou-se na BE para se lançar no Desafio “Harry  Potter –Trivial Porsuit Bitte”.
Foi aliciante constatar que esta interessante ferramenta lúdico-pedagógica serviu para juntar alunos de diferentes faixas etárias em convívio, evidenciando imensas competências literácicas sobre os livros e os filmes do universo do mágico mais famoso da literatura juvenil.
Parabéns aos participantes Carolina, Francisco e João do 5.º E; Alexandre, Benedita, Maria Dinis do 6.º D e Mariana, Sílvia e David do 8.º D, além da equipa técnica!
Novos desafios serão lançados ao longo deste ano letivo. Inscreve-te!



"Porque" de Sophia


      No dia do Agrupamento, à noite, as alunas  Luana Vale, Joana Couto, Margarida Martins do 6.ºA e Sofia do 7.º C,  declamaram a poesia "Porque" de Sophia de Mello Breyner Andresen, na sequência da celebração do centenário do seu nascimento. 
Os ensaios decorreram na Biblioteca e foram momentos de aprendizagem.




PORQUE


Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão

Porque os outros têm medo mas tu não

Porque os outros são os túmulos caiados 
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo
.
Porque os outros são hábeis mas tu não. 

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não. 

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam
 mas tu não.  

Sophia




quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Hoje entrevistamos

A turma do 6.º C – orientada pela Prof.ª Eugénia Almeida –
produziu e realizou uma entrevista à Prof.ª Aurora Ribeiro, na manhã de 4.ª f.,  dando sequência aos conteúdos programáticos de Português. A interação entre a Diretora do Agrupamento e os alunos foi evidente proporcionando, na diversidade de questões e temas, um estimulante convívio e aprendizagem.
A turma do 7.º C também teve oportunidade de assistir e participar na entrevista produzindo, posteriormente, notícias sobre o evento.





Momentos de poesia

Image may contain: text

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Vamos LER Ombela - a Origem chuvas de Ondjaki

Resultado de imagem para chuva obra infanto juvenil de ondjakiA Hora do Conto para os 3.º e 4.º anos será direcionada para a exploração  obra Ombela – a origem das chuvas de Ondjaki. Com ela, pretende-se levar os alunos a refletirem sobre  as emoções e para a exploração do mito da origem das chuvas que ocasionaram os rios e os mares. Uma outra forma de abordar a simbologia inerente à Natureza. Além disso, a beleza artística das imagens não deixará os alunos indiferentes para produzirem as suas próprias interpretações imagéticas da obra deste angolano.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Enquanto jogo, aprendo, enquanto aprendo CRESÇO

     A Biblioteca adquiriu recentemente um conjunto de jogos para incentivar os alunos a exercitarem o espírito de equipa, a concentração, desenvolverem competências, enquanto se divertem e aprendem, afastando-os também da utilização massiva dos jogos de computador.
    Assim, neste momento, os  alunos em Ocupação de Tempos Livres, podem utilizar, além do Dominó, jogos de tabuleiro, como o Xadrez e as Damas, Supertmatik, Cubos Mágicos, Cartas "Direitos à Solta - o jogo da democracia a três dimensões",  Puzzles, Super Bis, os seguintes jogos:
Resultado de imagem para jogo do mikado
Mikado

Resultado de imagem para trivial pursuit bitter harry potter
Trivial Pursuit Bitter Harry Potter
Party & Company Extreme 3.0 Jogo da forca: "Adivinha corretamente e salva o esqueleto"