A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Projeto Erasmus + : "Be the sollution to pollution"

        A sala multimédia da BE foi o local selecionado para a equipa do Projeto Erasmus +: Be the sollution to pollution, efetuar o 1.º encontro virtual com as escolas da Espanha, Finlândia, Hungria e Turquia. 

        Foram três manhãs de maio, 26, 27 e 28, muito interativas, de modo a salientar aspetos da cidade, o tour da Escola, além de uma mostra das atividades realizadas no projeto Eco-escolas. As turmas envolvidas foram o 7.º C e o 8.º D e, pelo ânimo verificado nas ações em curso, gostaram imenso.

          Parabéns às Professoras Eugénia Almeida, Ana Correia, Ana Gonçalves, Irene Salgado e Daniela Nunes pela iniciativa!

    Clica no vídeo sobre Guimarães, publicado no International School Projects Club, produzido pela Prof.ª Eugénia, a mentora deste projeto, com a participação dos alunos, para acederes a esta viagem pela cidade e Centro histórico. 


quarta-feira, 26 de maio de 2021

Poesia ao Postigo

 Durante a Semana Concelhia da Leitura, todas as turmas foram convidadas a colocar um poema, na porta da sala onde decorrem as suas aulas. Chamamos a essa iniciativa de "Poesia ao Postigo" com a qual será feita uma antologia em formato de e-book.

Amor como em casa


Regresso devagar ao teu

sorriso como quem volta

a casa. Faço de conta que

não é nada comigo.

Distraído percorro

o caminho familiar da

saudade,

pequeninas coisas me

prendem,

uma tarde num café, um

livro. Devagar

Queres ouvir um "Segredo"?

       Por sugestão da Prof. ª de Português Irene Salgado, os alunos do 8.º D efetuaram a gravação de  poemas, de modo a divulgarem alguns dos poetas portugueses que estudam.

       Eis um ninho que vale a pena conhecer, pela voz do Afonso Pereira do 8.º D que o encontrou na quinta da tia-avó, em Guimarães.    

      "Segredo" de Miguel Torga.



    Esta declamação foi o resultado de uma afetuosa "parceria" entre o Martim Abreu e a mãe com o poema "Mudam se os tempos mudam-se as vontades" de Luís de Camões.


Versos "roubados" de poemas é a sugestão da Lara Alves e da mãe.



Estórias ao cubo - a exposição



     Da sala de aula para a BE, os cubos e cordéis ilustrados com momentos das estórias elaborados pelos alunos do 5.º D, na iniciativa "Estórias ao cubo", "saltaram" sob a batuta da Prof.ª Eugénia Almeida, para a vitrina, de modo a evidenciar um trabalho que envolveu a motricidade fina e a criatividade além das competências leitora,  escrita e da oralidade.

Parabéns! 


terça-feira, 25 de maio de 2021

Livre com um livro

          Respeitando a tradição, de novo, a nossa Escola participou na iniciativa "Livre com um Livro" promovida pelo Núcleo de Estudos 25 de Abril. Desta vez, participaram duas alunas — a Margarida Calado Pinto do 5.º D e a Ana André Graça do 8.º A. O tema selecionado foi  Abril no Feminino.

      Sem dúvida, uma iniciativa de louvar que agregou alunos do Concelho proporcionando-lhes o acesso à Arte, facilitando, deste modo, o melhor entendimento de um momento vitorioso da nossa história: o 25 de Abril rumo à Liberdade.